fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Rio ganha maquete montada pelo grupo dinamarquês Lego

Com 30 metros quadrados, a maquete é um presente à cidade do grupo dinamarquês Lego, fabricante desse tipo de brinquedo. (Foto; Tânia Rego/Agência Brasil)
Com 30 metros quadrados, a maquete é um presente à cidade do grupo dinamarquês Lego, fabricante desse tipo de brinquedo. (Foto; Tânia Rego/Agência Brasil)

Uma maquete do Rio de Janeiro, feita com 947 mil peças de brinquedo e doada à cidade, vai ser apresentada ao público na sexta-feira (5), dia de abertura da Olimpíada, e inclui 25 pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor, o Maracanã, o Museu do Amanhã e o próprio Parque Olímpico, na Barra da Tijuca.

publicidade


O trabalho ficará exposto dentro do Boulevard Olímpico, a partir das 11h de sexta-feira, até domingo (21), em uma área revitalizada, na região portuária. Depois, será acomodado no Museu da Cidade, no Parque da Cidade, na Gávea, aberto à visitação.

Com 30 metros quadrados, a maquete é um presente à cidade do grupo dinamarquês Lego, fabricante desse tipo de brinquedo. Na maquete, além dos pontos turísticos, todos feitos de peças do brinquedo, há cenas do dia a dia no Rio, que, segundo os montadores especializados, dão vida à paisagem.

Os pequenos bonecos aparecem espalhados, curtindo a Praia de Copacabana – e até assistindo a um casamento no Hotel Copacabana Palace – desfilando no carnaval, no Sambódromo, andando de skate no Parque Madureira, de bicicleta, pelas novas ciclovias ou escalando o Pão de Açúcar, por exemplo. A construção da maquete durou quase um ano e foi dividida entre três países: República Checa, Dinamarca e Estados Unidos, de onde partes da construção, que chega a ter 1,5 metro de altura, foram enviadas ao Brasil.

No Rio para apresentar o resultado final, Chris Steininger, um dos construtores da maquete, disse que o desafio foi representar as diferentes paisagens e pontos turísticos da cidade, sem conhecê-los de perto. Para ele, que cuidou dos detalhes da paisagem, como as flores e palmeiras do Jardim Botânico, o resultado vale a visita ao Boulevard Olímpico.

“Realmente, nunca tinha feito uma paisagem deste tamanho, mas somente carros e bonecos. Acho que [a maquete] ficou muito legal, ganhou vida quando adicionamos as pequenas peças”, disse. Steininger faz projetos há nove anos e o do Rio construiu com ajuda da equipe local e de imagens da internet.

Para o secretário municipal de Cultura, Júnior Perim, que recebeu o presente, além de 50 kits de brinquedos que serão distribuídos a escolas públicas, a maquete é mais um estímulo para crianças soltarem a imaginação e a criatividade, qualidades do carioca, brincou.

O Pão de Açúcar é uma das atrações turísticas mostradas na maquete, feita com preças de brinquedo e presenteada ao Rio de Janeiro para exposição no Boulevard Olímpico. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
O Pão de Açúcar é uma das atrações turísticas mostradas na maquete, feita com preças de brinquedo e presenteada ao Rio de Janeiro para exposição no Boulevard Olímpico. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

“O brinquedo estimula a capacidade de pensar, a capacidade de traduzir em matéria aquela ideia e é uma boa estratégia também para trabalhar o espaço na cidade”, declarou Perim (1), no Rio Media Center, em evento para divulgação da maquete e da Dinamarca, na cidade.

Amanhã (2), será inaugurada a Casa da Dinamarca, na Praia de Ipanema, onde serão exibidas competições olímpicas e haverá espaços adaptados para crianças brincarem. No dia 15 de agosto, o local promoverá debates sobre sustentabilidade e mobilidade urbana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo