fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ações literárias ganham destaque na cultura em Caraguá

A área de literatura da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba vem ampliando o acesso e participação da população em várias ações por meio de encontros, saraus, concursos literários, oficinas e lançamentos de livros, envolvendo escritores, poetas, educadores e público.

Além dessas ações, a inserção da Biblioteca de Artes “Leopoldo Ferreira Louzada” no SISEB desde 2014, vem oportunizando o recebimento de livros de artes, ampliando seu acervo e outros títulos que são distribuídos aos Cantinhos de Leitura, instalados nas Oficinas Culturais oferecidas pela Fundação, incentivando a leitura à crianças e adultos em centros culturais, distribuídos em bairros periféricos da cidade. Capacitações dos funcionários com cursos, oficinas, palestras e outros eventos presenciais são outras ações, assim como participações em editais e concursos a serem realizados nas Bibliotecas Públicas de Caraguatatuba no 2º semestre de 2016.

Um dos destaques dessa empreitada é a seleção por meio de edital, da Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada para receber o programa Viagem Literária, que visa aproximar autores, contadores de histórias, livros e bibliotecas dos cidadãos, parte importante de um conjunto de ações do Governo do Estado de São Paulo para incentivar a produção literária e disseminar o gosto pela leitura.

A Fundacc recebe, portanto, no dia 20 de setembro, o programa Viagem Literária – com Contação de Histórias com João Acaiabe, em espetáculos às 10h e às 15h na Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada. Acaiabe consagrou-se para o grande público na televisão, participando de várias novelas, com destaque para os personagens Chico, em “Chiquititas”, e Tio Barnabé, no seriado “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Recebeu inúmeros prêmios teatrais.

Outra parceria entre a Fundacc e as Secretarias Municipais de Educação e Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, resultou no prêmio do concurso “Acessibilidade em Bibliotecas”, um projeto para ampliação da frequência de usuários na com deficiência na unidade, e que são capazes de assegurar o acesso à leitura para pessoas com deficiência visual e motora na Biblioteca Afonso Schmidt.

Os projetos foram selecionados por uma Comissão Julgadora e os vencedores receberão os equipamentos, além do treinamento necessário à sua utilização. Caraguá vai receber o kit que contém: computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software e impressora em braile para produzir material para os usuários com deficiência visual. Mais informações: (12) 3897.5661.

Conheça o programa:

O “Viagem Literária” promove diálogos que dinamizam a programação cultural das bibliotecas municipais, contribuindo para transformá-las em Bibliotecas Vivas, em centros de convivência multicultural para toda comunidade.

Nesta edição serão realizados 170 eventos gratuitos em 85 cidades localizadas em diferentes regiões do Estado. Cada encontro é uma nova oportunidade de interação entre o público e aqueles que criam, recriam e protagonizam as histórias que expressam e constroem a cultura de nosso País.
Foto: Adriana Coutinho/Fundacc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo