fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José dos Campos divulga nomes dos condutores da tocha olímpica

Entre os escolhidos pelo Comitê Rio 2016, estão duas atletas olímpicas - a ex-nadadora Fabiola Molina (2000, 2008 e 2012) e a jogadora de futebol Bagé (2012), do São José Feminino. Foto: Andre Mourao/AGIF/Rio 2016
Entre os escolhidos pelo Comitê Rio 2016, estão duas atletas olímpicas – a ex-nadadora Fabiola Molina (2000, 2008 e 2012) e a jogadora de futebol Bagé (2012), do São José Feminino. Foto: Andre Mourao/AGIF/Rio 2016

ivulgados os primeiros condutores da tocha olímpica em São José
Já estão definidas as primeiras pessoas que vão participar do revezamento da tocha olímpica em São José dos Campos. A lista parcial, disponível na internet, com 29 nomes foi anunciada nesta sexta-feira (1º) pela Prefeitura.

publicidade


Entre os escolhidos pelo Comitê Rio 2016, estão duas atletas olímpicas – a ex-nadadora Fabiola Molina (2000, 2008 e 2012) e a jogadora de futebol Bagé (2012), do São José Feminino. Também fará parte do grupo de condutores a skatista Pâmela Rosa, medalha de ouro dos X Games.

Pessoas de diversos segmentos da cidade vão participar da condução da chama. Outros nomes escolhidos são o paratleta Edson Gonçalves da Costa e o aposentado José Benedicto Lucindo, que é frequentador da Casa do Idoso. A lista completa está ho hotsite da Tocha Olímpica.

Oportunamente, a organização do evento vai divulgar a relação das demais pessoas que vão conduzir a chama olímpica pelas ruas de São José dos Campos. Os candidatos foram indicados por diversas entidades e selecionados pelo Comitê Organizador e patrocinadores com base em critérios como representatividade esportiva, atuação na comunidade e também por meio de concursos culturais.

Cada condutor da Tocha Olímpica Rio 2016 percorrerá um trajeto pelas ruas e avenidas de São José dos Campos. Por questão de segurança, não foi divulgada a rota do comboio do revezamento. Em breve a Prefeitura vai informar à população os pontos em que haverá interdição do trânsito, nas vias por onde passarão os condutores e os veículos da comitiva, incluindo as vias nas proximidades.

Em 21 de abril, a tocha foi acesa em Olímpia, na Grécia, e foi levada até Atenas, capital do país. Depois de deixar o solo grego, ela permaneceu na Suíça entre os dias 27 e 29, passando por Genebra e Lausane, sede do Comitê Olímpico Internacional (COI), última parada antes do desembarque no Brasil.

No dia 3 de maio, ela começou em Brasília (DF) a caminhada no Brasil pelas mãos de 12 mil condutores em 95 dias e mais de 300 cidades das cinco regiões. Nesse caminho, ela será recebida em 26 de julho em São José dos Campos, onde passa a noite e parte no dia seguinte rumo ao Rio de Janeiro, encerrando com o acendimento da pira no Estádio do Maracanã em 5 de agosto, na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.

São José dos Campos está entre os 83 municípios, incluindo as 26 capitais estaduais e o Distrito Federal, que serão o destino da tocha ao fim de cada dia de revezamento. Essas são as cidades-celebração, onde a chama vai pernoitar.

Todo o percurso foi montado sob a premissa do maior número possível de pessoas impactadas, dentro do período estabelecido para a duração total do revezamento. A estimativa do Comitê Rio 2016, somando a população de todos os pontos de passagem da tocha, é que 90% dos brasileiros acompanhem o revezamento.

Cada condutor vai percorrer cerca de 200 metros com a própria tocha. O que é passado de uma para outra é o fogo, o mesmo que foi aceso na Grécia. Serão 20 mil quilômetros por estradas e ruas brasileiras e mais 10 mil milhas aéreas em trechos das regiões norte e centro-oeste, entre Teresina (PI) e Campo Grande (MS).

O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 é realizado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e patrocinado por Coca-Cola, Nissan e Bradesco. São parceiros na organização os governos federal e estaduais, além dos municípios por onde a chama passará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo