fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Cruzeiro realiza Festival de Inverno “Um tributo a Silvio Barbato

O Festival de Inverno “Um tributo a Silvio Barbato” teve início na terça-feira (26) em Cruzeiro-SP. Iniciativa do Poder Executivo, o evento está sendo organizado pela Diretoria de Cultura e presta homenagem ao maestro brasileiro que morreu em 1º de junho de 2009 na queda do vôo 447, no Oceano Atlântico.

A convite da prefeita Ana Karin Dias Almeida Andrade (PRB), o artista deu início à formação da Orquestra Jovem da cidade, meses antes da tragédia. Na programação, que se estende até sexta-feira (29 de julho), não faltará apresentação de bandas da região do Vale do Paraíba, incluindo a famosa Big Band, além da exposição “Frida Vive”, de Washington Oliveira. A entrada é franca.

O evento terá início às 20 horas, no Museu “Major Novaes” (Av. Jorge Tibiriça, s/n- Vila Canevari). Após a abertura oficial, que deverá contar com a presença das autoridades de Cruzeiro, haverá a apresentação da Big Band Unidos em Cristo.

Durante o festival também acontecerá a apresentação da Orquestra Jovem do município, projeto que Ana Karin alinhavou ao lado de Barbato, que, além de ser seu amigo pessoal, era padrinho de honra do Instituto Karinha de Criança, entidade que a republicana lançou anos atrás na cidade, com o objetivo de acolher o público infantil que vivia em situação de vulnerabilidade social.

“Criei a Big Band, e também me orgulho por ter sido a idealizada da primeira Orquestra Sinfônica Jovem de Cruzeiro, que tem como missão o resgate social de crianças e de adolescentes, por meio de aulas oferecidas gratuitamente, com direito ao manuseio de violino, violas, contrabaixo, flautas, oboé, fagote e trompas. Para tanto, contei com a ajuda de Silvio Barbato.

Como compositor, ele fazia trânsito entre o erudito e o popular, mesclando ritmos clássicos com a Música Popular Brasileira (MPB). Foi um dos idealizadores, também, do Festival de Inverno de Cruzeiro. Contudo, Deus o levou para perto dele antes mesmo de o evento ser promovido, anos atrás. Mas, ainda é tempo de prestar homenagem a este homem, que deixou saudade e um elogiável legado cultural”, pontua Ana Karin.

Na sexta-feira (29), um encontro de bandas do Vale Histórico promete marcar a programação do Festival de Inverno. A apresentação ocorre a partir das 20 horas. Às 19 horas, contudo, será realizada a abertura da exposição “Frida Vive”.

Homenagem à pintora mexicana Frida Kahlo, a mostra traz assinatura de Washington Oliveira e reúne obras do professor de Arte e de outros renomados artistas, como Alice Mariotto, Álvaro Luiz, BK, Camila D´Castro, Cássia Nogueira, Fabrício Borges, Jaqueline Silva, Jurema Fonseca, Kátia Lambert, Luana Martins, Márcio Carneiro, Nilcéia Pereira, Paulo Lai Werneck, Rita de Cássia Arice, Rodrigo D´Moraes, Rô Di Stefano, Simone Campitelli e Ster Bueno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo