fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Captações de órgãos aumentam no Hospital Regional em Taubaté

Fachada do Hospital Regional em Taubaté. (Foto: PortalR3)
Fachada do Hospital Regional em Taubaté. (Foto: PortalR3)

Com o envolvimento de uma equipe multiprofissional, o HR obteve, nesse 1º semestre, o número de 8 captações de órgãos realizadas, número 4x maior que 2015, quando foram registradas apenas 2 doações no ano todo.

Trata-se de uma corrida contra o tempo e pela vida, como comenta o Diretor Médico Corporativo, Dr. Caio Soubhia Nunes. “Como o paciente se encontra em morte encefálica é muito difícil manter a viabilidade dos órgãos e quanto menor o tempo entre o diagnóstico e a doação mais vidas poderão ser salvas”.

Contudo, todo o trabalho só é possível pelo entendimento da família sobre todo o processo e sua força para superar a perda e autorizar a doação. “Percebemos que, quando a pessoa já falou sobre o assunto com o seu círculo familiar, essa decisão fica mais fácil, pois querem respeitar a decisão que o ente tomou em vida”, comenta o médico.

No 2º semestre de 2015, através de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde, o HR passou a contar com um profissional com formação específica para potencializar o processo de doação, com a difusão de conhecimentos às demais equipes envolvidas, avaliação dos exames e notificações junto à Coordenadoria de Transplantes e respaldo às famílias com orientações acerca do processo.

A constatação de morte encefálica é um processo que leva cerca de 24h, até para que não haja falhas em nenhum dos procedimentos realizados. O paciente (potencial doador) passa por uma bateria de exames para diagnosticar a morte encefálica. É importante ressaltar que a família do paciente é informada sobre todos os passos dados pelas equipes médica e de enfermagem.

Como reflexo da atitude das famílias, só nesses 6 meses mais de 24 vidas puderam ser salvas. Os órgãos são destinados para pacientes com compatibilidade triados pela Organização para Procura de Órgãos (OPO) de Campinas, responsável pela região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo