fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Taubaté recebe 1ª edição do Festival Cinema, Música e Gastronomia

O festival é um evento multicultural itinerante e gratuito, que tem como fio condutor apresentações ao ar livre de filmes e bandas tocando suas trilhas sonoras, além de workshop de cinema e gastronomia, disponibilizada por parcerias com Food Trucks. (Foto: reprodução)
O festival é um evento multicultural itinerante e gratuito, que tem como fio condutor apresentações ao ar livre de filmes e bandas tocando suas trilhas sonoras, além de workshop de cinema e gastronomia, disponibilizada por parcerias com Food Trucks. (Foto: reprodução)

Taubaté recebe no próximo dia 26 de junho, das 15h às 21h, a 1ª edição do Festival CMG (Cinema, Música e Gastronomia), na dispersão da Avenida do Povo. Patrocinado pela Comgás, com apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura, o festival é um evento multicultural itinerante e gratuito, que tem como fio condutor apresentações ao ar livre de filmes e bandas tocando suas trilhas sonoras, além de workshop de cinema e gastronomia, disponibilizada por parcerias com Food Trucks.

publicidade


Um caminhão-palco com 14 metros de comprimento, adaptado para receber projeções de cinema e se transformar em um palco para shows, apresenta o filme “Maria Antonieta” (Sofia Coppola, 2006). A produção, um clássico do cinema contemporâneo, é uma eletrizante e intimista narrativa sobre a turbulenta vida da monarca, abordando sobre as intersecções entre moda e política. Sentindo-se isolada numa corte real recheada de escândalos e intrigas, Maria Antonieta desafia a realeza e os plebeus ao viver como uma estrela do rock, o que serviu apenas para selar seu destino.

Antes da projeção, o caminhão apresenta o show da banda paulistana Ted Marengos, que além de tocar músicas que compõem a trilha sonora do filme, promete levar ao palco um repertório animado, com músicas conhecidas pelo grande público, e repertório original. Entre músicas que compõem a trilha sonora do filme “Maria Antonieta”, estão sucessos como “New Order – “Ceremony”; The Strokes – “What Ever Happened”; BowWowWow – “I want Candy”.

O Festival CMG também proporciona aos interessados um workshop intensivo sobre linguagem cinematográfica com direito a certificação. Ministrada por mestres e doutores da Universidade de São Paulo –Mariella Augusta, Maurício Taveira e Flávio Villar Fernandes, a atividade é dividida em três aulas com duas horas de duração cada. O workshop será realizado no próximo dia 25 de junho, a partir das 14h, no Centro Cultural Municipal. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas através do e-mail: [email protected] (40 vagas).

O Centro Cultural de Taubaté fica na praça Cel. Vitóriano, 1, no Centro. O telefone do local é o: (12) 3625-5140.

Aula 1: Narrativa – 14h às 16h – Ministrado por Mariella Augusta, o encontro aborda os diferentes tipos de narrativas exploradas no cinema, também são discutidas as funções dramáticas de um filme, os gêneros cinematográficos e a história das emoções.

Aula 2: Linguagem cinematográfica – 16h30 às 18h30 – Ministrada por Maurício Taveira, a atividade tem foco na análise dos elementos que compõem a linguagem de um filme, apresentando os diferentes tipos de planos, cenas, sequências, enquadramentos e movimentos de câmera.

Aula 3: Música e trilha sonora – 19h às 21h – Flávio Villar Fernandes ministra o workshop, que aborda a importância da trilha sonora em uma obra audiovisual. Composição de trilhas originais, composições de trilhas sonoras, escolha de músicas, sonoplastia, além dos procedimentos, métodos e técnicas são alguns dos tópicos a serem apresentados.

Programação

25 de junho, às 14h – Workshop
Centro Cultural Municipal
Praça Cel. Vitóriano, 1, Centro, tel. (12) 3625-5140).

26 de junho – Festival CMG
Dispersão da Avenida do Povo, Centro
Às 15h – Banda local
Às 16h – Banda Ted Marengos
Às 18h – exibição de curtas produzidos no Vale do Paraíba
Às 19h – filme: Maria Antonieta (Sofia Coppola, 2006);

Sinopse:
A princesa austríaca Maria Antonieta é enviada ainda adolescente à França para se casar com o príncipe Luis XVI, como parte de um acordo entre os países. Na corte de Versalles ela é envolvida em rígidas regras de etiqueta, ferrenhas disputas familiares e fofocas insuportáveis, mundo em que nunca se sentiu confortável. Praticamente exilada, decide criar um universo à parte dentro daquela corte, no qual pode se divertir e aproveitar sua juventude. Só que, fora das paredes do palácio, a revolução francesa não pode mais esperar para explodir.

Trilha sonora: New Order – “Ceremony”; The Strokes – “What Ever Happened”; BowWowWow – “I want Candy”.

Mais informações podem ser obtidas no site do festival: www.festivalcmg.com.br e nas redes sociais: www.facebook.com/cmgfestival/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo