fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José dos Campos vai revitalizar a estação Martins Guimarães

Foi desativada em 1951 e desde 1996 é preservada como patrimônio histórico de São José dos Campos. (Foto: Claudio Capucho/PMSJC)
A estação foi desativada em 1951 e desde 1996 é preservada como patrimônio histórico de São José dos Campos. (Foto: Claudio Capucho/PMSJC)

O contrato da obra de revitalização da estação Martins Guimarães foi assinado pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), na tarde do domingo (19), na igreja em frente à estação, na região da Vila Tesouro, na zona Leste da cidade. O prédio da estação é preservado por lei municipal.

publicidade


Durante a assinatura, foi apresentada um pouco da história do local e da estação, que foi inaugurada em 1921 e, quatro anos depois, reconstruída em alvenaria. Seu nome homenageia o engenheiro José Francisco Martins Guimarães Filho, chefe de tráfego em 1892 e, posteriormente, chefe de linha e diretor. Foi desativada em 1951 e desde 1996 é preservada como patrimônio histórico de São José dos Campos.

O aposentado José Sanefuji lembra de parte dessa história. “Quando vim morar para cá pegava o trem ir a São José dos Campos, nem pensava que isso aqui se tornaria cidade”, disse ele se recordando da época que essa parte do município era região agrícola.

A vencedora da licitação foi a empresa Moraes Correia Ltda. A obra custará R$ 209.174,05. Serão reformadas as paredes, a cobertura, portas e janelas para que o espaço ganhe posteriormente novo uso. A previsão é o trabalho de revitalização comece na segunda-feira (20) e dure até noventa dias.

Também estão em processo de revitalização as estações de Eugênio de Melo e a Estação Central. Outros prédios preservados por lei também estão sendo revitalizados pela Prefeitura, como a Residência Olivo Gomes, no Parque da Cidade, o Cine Teatro Benedito Alves e as Capelas Nossa Senhora Aparecida e São Miguel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo