fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São Benedito é homenageado com dois dias de festa em São José

O santo da igreja católica será homenageado com congada, maracatu, capoeira, samba, moçambique, missa, além da exposição Zimba Huanga. (Foto: Paulo Amaral/FCCR)
O santo da igreja católica será homenageado com congada, maracatu, capoeira, samba, moçambique, missa, além da exposição Zimba Huanga. (Foto: Paulo Amaral/FCCR)
A tradicional Festa de São Benedito, de São José dos Campos, que reverencia o santo protetor dos pobres e afro-brasileiros, será realizada nesta sexta-feira (10), a partir das 16h, e sábado (11), a partir das 7h30, no Largo São Benedito (Centro). Além da missa, a festa terá exposição, feira e muitas outras atrações.

Há mais de 80 anos a festa em homenagem a São Benedito é realizada e este ano o evento está sendo feito pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) em parceria com o Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen).

O santo da igreja católica será homenageado com congada, maracatu, capoeira, samba, moçambique, missa, além da exposição Zimba Huanga, que significa Roda de Magia, e representa a diversidade religiosa da cultura africana no Brasil por meio de 13 banners, mostrando que, apesar das diferenças, é possível conviver com a mesma meta de paz e fé.

“A Festa de São Benedito é uma celebração cultural para os negros, povo que foi e ainda é indispensável para a construção da nossa nação”, afirma a diretora cultural da FCCR, que destaca a distribuição de doces e café, além da Feira Afro e missa especial durante o evento.

Filho de escravos, São Benedito era de família descendente da África. Ele nasceu na Itália em 1524. Seus avós eram etíopes. Ele se tornou eremita franciscano aos 20 anos. Realizou milagres como a ressurreição de dois meninos e a cura de cegos e de surdos.

No Brasil, São Benedito é tradicionalmente venerado pelos negros, que relacionam o período de escravidão e a origem africana do santo com o seu próprio passado de escravidão e suas raízes. Durante a Festa essas raízes são exaltadas e homenageadas nos dois dias de festejo.

A Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN), parceira do evento, foi fundada no 1º Encontro Nacional de Entidades Negras (ENEN), realizado em novembro de 1991, na cidade de São Paulo, devido à necessidade do fortalecimento da luta contra o racismo por meio de orientação política e ação coletiva contra os mecanismos de exclusão da população negra.

Programação
Sexta-feira (10)
16h
Abertura da Feira Afro

19h
Celebração mística ecumênica em homenagem a São Benedito

20h
Coral Libercanto (repertório afro-brasileiro)

21h
Xirê – Toque dos Tambores

21h30
Confraria do Samba

Sábado (11)
7h30
Alvorada com Queima de Fogos e saída do cortejo

9h
Missa Afro

10h
Congada Filhos D’Zambi

10h30
Moçambique do mestre Antônio Gusmão

11h
Jongo Mistura da Raça

11h30
Capoeira Cordão de Ouro Tinta Forte

12h30
Maracatu Baque Agua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo