fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Instituto CCR apresenta Teatro a Bordo em Taubaté

O Instituto CCR, com o patrocínio da CCR NovaDutra, leva a itinerância do Teatro a Bordo ao Vale do Paraíba. A caravana com o primeiro teatro móvel solar do Brasil estaciona em Taubaté (SP), nos dias 17 e 18 de junho. As apresentações gratuitas acontecem na Praça Santa Terezinha, no Centro, em parceria com a Prefeitura.

Sol e teatro a bordo de um contêiner. Essa foi a forma que um grupo de artistas de Santos (SP) escolheu para levar seus espetáculos pelo país: um palco itinerante iluminado com a energia do sol, esse é o Teatro a Bordo.

Durante os espetáculos, o Teatro a Bordo realizará atividades gratuitas (ver abaixo), como oficinas educativas, visitas às escolas, cortejos, peças de teatro e apresentações de artistas locais. O projeto tem oito anos de estrada e foi visto por mais de 350 mil espectadores em aproximadamente 170 cidades brasileiras.

Em 2015, os criadores inovaram: decidiram gerar a eletricidade para iluminar o palco e deram vida ao primeiro teatro móvel solar do Brasil. Inspirados nas trupes da commedia dell’arte, que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias.

Para o funcionamento do teatro foram instalados módulos fotovoltaicos contêiner-teatro, para transformar a energia solar em energia elétrica, que supre em 100% a demanda dos equipamentos de iluminação dos espetáculos.

Programação

O Teatro a Bordo oferece programação diversificada: personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de trazer a mensagem da sustentabilidade como um compromisso de todos.

As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-teatro estaciona. Assim como faz o circo, os artistas realizam cortejos pela cidade e intervenções nas escolas públicas um dia antes, com brincadeiras e informações sobre a programação. Depois, o contêiner se transforma em palco para as apresentações.

Serviço

Teatro a Bordo

Local: Praça da Bandeira

Dias: 17 e 18/6 (sexta-feira e sábado)

Programação gratuita para todas as idades

Programação

17/6 (sexta-feira) – A chegança dos artistas

9h às 16h30 – Cortejo de chegança dos artistas nas escolas

15h30 às 17h – Oficina-Intervenção Bonecos Brincantes

17h – Cortejo de chegança dos artistas na praça

18/6 (sábado) – As apresentações na praça

15h30 – Oficina-Intervenção Bonecos Brincantes

17h – Teatro Embornal de Histórias

18h – Apresentações dos Artistas da cidade

19h – Vídeo

19h30 – Teatro DE SOL A SOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo