fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Festival Contaí de São José está entre os melhores do Brasil

Cerca de 180 mil pessoas participaram dos cinco dias de festival, nas mais de cem atividades gratuitas, realizadas em todas as regiões da cidade e voltadas para todos os públicos, inclusive pessoas com deficiência. (Foto: Divulgação/PMSJC)
Cerca de 180 mil pessoas participaram dos cinco dias de festival, nas mais de cem atividades gratuitas, realizadas em todas as regiões da cidade e voltadas para todos os públicos, inclusive pessoas com deficiência. (Foto: Divulgação/PMSJC)
“Sem dúvidas, o Contaí tem se destacado e hoje é um dos encontros de contação de histórias mais importantes do Brasil.” A afirmação é de Giuliano Tierno, contador de histórias profissional, escritor, pesquisador e arte educador, reconhecido internacionalmente, que participou da edição 2016 do Contaí – Festival de Contação de Histórias de São José dos Campos,

Tierno explicou que existem muitos festivais e encontros de contadores de histórias no país, mas o Contaí é o que tem articulado um tripé fundamental à narrativa. “O Contaí é um dos poucos festivais que fomentam, em sua raiz a contação de histórias, valorizando o contador, articulando seus mais diversos repertórios, e inserindo a narração oral em vários espaços públicos da cidade, dessa forma, envolvendo e incluindo toda a população.”

Para Tierno, fomentar um festival como esse é de extrema importância para a cidade, “sobretudo pelo fortalecimento da memória coletiva e afetiva da população, por meio da relação entre memória e imaginação articuladas no exercício da rememoração das histórias de vida, das histórias de tradição e das histórias inventadas (por meio da criação dos novos mitos que a literatura contemporânea tão bem produz)”.

Uma das mais respeitadas contadoras de histórias do país, Kiara Terra, também considera o Contaí como um dos principais do Brasil. “É a segunda vez que venho a São José dos Campos participar deste festival, e a cada vez me surpreendo com o fomento da contação de histórias na cidade, a participação e o envolvimento da população”. Para ela, o trabalho de resgatar a contação de histórias, feito pelo Contaí, “coloca luz na importância da capacidade narrativa de cada um de nós.”

Para a Secretária de Promoção da Cidadania,, organizadora do festival, o Contaí atingiu seu objetivo. “Este ano, mais uma vez alcançamos nossa meta, que era resgatar o contato humano por meio da contação de histórias, focando não só no público infantil, mas em todas as pessoas, inclusive aquelas com deficiência, valorizando, em primeiro lugar, o contador das histórias tradicionais e de vida”, explicou a secretária.

Outro objetivo alcançado, segundo a secretária, foi a participação de voluntários nesta edição do festival. “Batemos um recorde de voluntários e parceiros na realização do Contaí este ano. A participação de cidadãos, professores, educadores, profissionais e técnicos, voluntariamente, garantiram o sucesso do festival”, afirmou.

Cerca de 180 mil pessoas participaram dos cinco dias de festival, nas mais de cem atividades gratuitas, realizadas em todas as regiões da cidade e voltadas para todos os públicos, inclusive pessoas com deficiência.

O Contaí – Festival de Contação de Histórias é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos, sendo uma iniciativa da Secretaria de Promoção da Cidadania – Centro da Juventude. A produção executiva é da Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC), com parceria da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e Secretaria de Educação. O apoio é da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Eco Museu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo