fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

43ª Semana de Vela de Ilhabela acontece no início julho

Competições de Monotipos vão de sexta (1°/7) a domingo (3/7). Já as regatas de vela oceânica serão realizadas de 2 a 9 de julho. No domingo (3/7), às 10h, tem a tradicional regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil. (Foto: Silas Azocar/PMI)
Competições de Monotipos vão de sexta (1°/7) a domingo (3/7). Já as regatas de vela oceânica serão realizadas de 2 a 9 de julho. No domingo (3/7), às 10h, tem a tradicional regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil. (Foto: Silas Azocar/PMI)

O arquipélago se prepara para receber a 43ª Semana Internacional de Vela. As competições de monotipos vão de sexta (1°/7) a domingo (3/7), com a sede na Escola Municipal de Vela de Ilhabela “Lars Grael”, no Saco da Capela. Já as regatas de vela oceânica, que tem a organização do Yacht Club Ilhabela, serão realizadas de 2 a 9 de julho. “Será uma grande Semana de Vela, com as competições dos monotipos, onde tudo começa; as acirradas regatas de vela oceânica, com a organização do Yacht Clube Ilhabela, e ainda uma vasta programação cultural nas noites da Vila. Será um grande evento, à altura da Capital Nacional da Vela e que envolverá nossos moradores e os turistas que nos visitam”, destacou o prefeito Toninho Colucci.

publicidade


A solenidade oficial de abertura será na noite de sexta-feira (1º/7), às 20h, na Vila, com apresentação da Banda da Guarda Mirim e show com Larissa Cavalcanti. Toda a programação cultural do mês de julho está disponível no portal www.ilhabela.sp.gov.br ou na fanpage www.facebook.com/PrefeituraDeIlhabela. Entre as atrações estão shows com Paralamas do Sucesso, Luana Camarah, Jamz e Maria Gadú.

A competição de monotipos tem a organização da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação – Diretoria Náutica, e está aberta aos velejadores das classes Star, Laser (Standard, Radial Masculino, Radial Feminino e 4.7), Snipe, Hobie Cat 16 e 14, Optimist, Holder, 420, Byte, Fórmula Windsurf, Fórmula One Design, Kitesurf, Tornado, Nacra 20, Dingue, Open Bic, A-Class, 29Er e Windsurf Slalon. A programação tem início nesta sexta-feira (1°/7), às 9h, com a inscrição dos velejadores na sede da Escola de Vela. Em seguida, às 11h, haverá a Reunião de Comandantes e às 13h as regatas do dia. No sábado (2/7), às 11h, as embarcações partem para as Regatas do Dia. Já no domingo (3/7), último dia das competições de monotipos, as regatas do dia começam às 11h e em seguida será realizada a premiação para todas as classes. “Mais uma vez promovemos a Semana Internacional de Vela de Monotipos de Ilhabela, de onde já saíram diversos campeões nacionais e mundiais. As classes de Monotipos são a base para qualquer velejador e fazemos questão de fomentar estas modalidades em sua totalidade. Sem dúvidas será mais uma edição de sucesso, e desta vez já na nova Escola de Vela”, destacou o secretário de Esportes, Sérgio Badito.

A 43ª Semana Internacional de Vela de Monotipos de Ilhabela conta com o apoio do Yacht Club de Ilhabela, autorização da Federação de Vela do Estado de São Paulo, da Confederação Brasileira de Vela e das associações das classes convidadas. Os competidores elegíveis poderão se inscrever solicitando o “Aviso de Regata” e a ficha de inscrição pelo e-mail: inscriçã[email protected]. A entrega da ficha deverá ser feita pessoalmente no primeiro dia e local do evento (1º/7) até as 9h30.

Este ano, a inscrição será solidária, sendo que para cada inscrição, deverá ser entregue um kit de alimento contendo: 5kg de arroz, 3kg de feijão, 2kg de açúcar, 3 litros de leite, 2 litros de óleo de soja, 12 garrafas de 510 ml de água mineral sem gás e 12 unidades de barra cereal. Vale destacar que os alimentos devem estar dentro do prazo de validade, com no mínimo três meses do vencimento. Os velejadores de Projetos Sociais, bem como a Marinha do Brasil, estão isentos da taxa de inscrição.

Vela Oceânica
Neste fim de semana também tem início o maior evento de vela oceânica da América Latina, a 43ª edição da Semana de Vela de Ilhabela. A sede é o Yacht Club de Ilhabela, organizador das regatas. Os principais nomes da modalidade, como Torben Grael e Lars Grael já confirmaram interesse em participar desta tradicional competição, que será realizada até o dia 9 de julho. Serão mais de 150 barcos de 13 classes diferentes. Entre as equipes, atletas da Rio 2016 como Samuel Albrecht, campeões pan-americanos como Maurício Santa Cruz e outros mil velejadores, profissionais e amadores.

A regata é a consagração da vela brasileira de oceano, mas a sua fórmula fundamental é colocar em um mesmo evento desde a elite da vela até os competidores de fim de semana. Mais informações no site oficial: www.svilhabela.com.br

Regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil
No domingo (3/7) tem a tradicional Regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil. A prova terá largada às 10h, e tem ao todo quase 100 quilômetros de navegação. No trajeto, os barcos contornam a ilha no meio do oceano Atlântico e depois retornam ao arquipélago. São cerca de seis horas de regata. Os barcos das classes ORC, IRC, BRA-RGS A e B e RGS SILVER participarão da competição. Formado por 13 ilhas e ilhotas, o arquipélago de Alcatrazes é considerado o maior berçário de aves marinhas do sudeste brasileiro. São mais de 20 mil aves no local, que em terra tem a vegetação típica de Mata Atlântica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo