fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Semana Nacional de Museus mostra influência das cidades nas atividades culturais

Espaço Lúcio Costa, em Brasília, terá programação especial na 14ª Semana Nacional de Museus. (Foto: Secretaria da Cultura de Brasília)
Espaço Lúcio Costa, em Brasília, terá programação especial na 14ª Semana Nacional de Museus. (Foto: Secretaria da Cultura de Brasília)

Mais de 1,2 mil museus em todo o país participam a partir de hoje (16) das comemorações do Dia Internacional de Museus, lembrado na quarta-feira (18). Estão programadas visitas guiadas, exposições, seminários e outras atividades culturais. As atividades fazem parte da 14ª Semana Nacional de Museus, que vai até o domingo (22). O tema “Museus e Paisagens Culturais” tem como objetivo reforçar a influência das cidades nas representações artísticas.

A semana é uma temporada cultural que ocorre anualmente em comemoração ao Dia Internacional de museus. Para lembarar o dia, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) convida todos os museus do país a promoverem atividades especiais durante o período. Ocorrerão simultaneamente cerca de 3,7 mil atividades em museus por todo o país. A escolha do tema foi feita pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) e será o tema também da 24ª Conferência Geral do Icom, que ocorre em Milão em julho.

Segundo a chefe de Promoção Museal do Ibram, Sylvana Lobo, o evento apresenta o externo como cultura, trazendo a cidade como tema principal. “Este ano o tema escolhido foi ‘Museus e Paisagens Culturais’, e isso vem reforçar o papel sociocultural dos museus, uma forma de chamar os museus para abrir as portas aos contextos externos, um convite para que o território seja compreendido como importância cultural vital.”

Brasília

Em comemoração ao Dia Internacional de Museus, no dia 18, o Espaço Lúcio Costa em Brasília terá o seminário Brasília, um Museu na Paisagem, com o coordenador de Museus da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, o professor Pedro Paulo Pallazo. Após a apresentação, está marcado o lançamento do livro Uma Luz na História, de Nina Tubino, que narra a participação do engenheiro Joffre Mozart Parada na construção de Brasília.

A programação no Espaço Lúcio Costa é gratuita, e a participação deve ser confirmada pelo telefone (61) 3325-6244 ou por preenchimento de formulário disponibilizado na página do Facebook do Centro Cultural Três Poderes.

Cada instituição cultural tem uma programação diferenciada, para verificar a da sua cidade basta acessar o guia de programação, no site http://guiadaprogramacao.museus.gov.br/.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo