fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

“Cisne Negro” encerra Festivale em São José dos Campos

Fechando o último dos dez dias de festival, “Vem Dançar” contou a história da dança através dos tempos de forma dinâmica. (Foto: Divulgação/PMSJC)
Fechando o último dos dez dias de festival, “Vem Dançar” contou a história da dança através dos tempos de forma dinâmica. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A Cisne Negro Cia de Dança encerrou a 27ª edição do Festidança, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), em São José dos Campos, na noite desse domingo (29) com o espetáculo “Vem Dançar”, no Teatro Municipal. Além do espetáculo convidado, foram feitas a premiação dos melhores destaques do festival e homenagens às pessoas ligadas à dança em São José dos Campos.

Fechando o último dos dez dias de festival, “Vem Dançar” contou a história da dança através dos tempos de forma dinâmica, mostrando o papel do Rei Luiz XIV, conhecido como Rei Sol, na divulgação massiva do balé pelo mundo.

“A maioria das pessoas não tem acesso a essa história, às origens da dança, à origem do Rei Luiz XIV, então é uma maneira de trazer ludicamente essa trajetória”, explicou a assistente de ensaios Patricia Alquezar, da Cia Negro, ressaltando que esse espetáculo está em cartaz há 16 anos e é apresentado paralelamente a outros trabalhos da companhia.

O espetáculo funde o balé, teatro e aula didática, o Rei Luiz XIV faz intervenções entre os vários números contando desde os primórdios dessa arte que começou nas cortes europeias. “É uma delícia estar falando de dança, na plateia é a primeira vez que muita gente está tendo contato com essa arte, é um espetáculo para crianças, idosos, todo mundo arruma algo pra se divertir e aprender”, comentou o bailarino Marco Aurélio Nunes, que interpreta o Rei Sol.

A 27ª edição do Festidança encerrou com a premiação da mostra competitiva. Uma das vencedoras foi Luiza Ginez, do Ballet Paula Firetti, considerada a melhor bailarina do Festival. “Esse prêmio é muito importante para eu seguir minha carreira e não desanimar”, disse a bailarina, que dança há 13 anos. Ela iniciou nessa modalidade aos 4 anos de idade.

Durante o festival, o Teatro Municipal foi palco para mais de 200 coreografias nas mais variadas modalidades da dança, como o balé clássico, contemporâneo, jazz, sapateado, danças urbanas e folclóricas, entre outras.

Além do Teatro Municipal, o Festidança teve uma programação paralela nas Casas de Cultura, na Praça Dr. João Mendes, shoppings e na Rodoviária Nova, com oficinas, mostras competitivas e outras exibições coreográficas. Tudo apresentado gratuitamente.

Além do Cisne Negro, o festival contou com as participações especiais da Cia Jovem de Dança, do Ballet Ana Araújo, da Elo Cia de Dança, da bailarina Eliete Santos, da Artvidance e dos bailarinos da Associação Síndrome de Down (Asin), entre outras atrações.

O Festidança, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, foi criado em 1989, pela Comissão Municipal de Dança, com o objetivo de valorizar a criação coreográfica e o intercâmbio cultural entre os bailarinos.

Premiação do Festidança 2016:

Melhor Grupo

Centro de Artes Lilian Gumieiro

Melhor Coreógrafo

Guilherme Maciel (Raça Centro de Artes)

Melhor Bailarino

Daniel Roberto (Grupo Dé Dance & Fatos)

Melhor Bailarina

Luiza Ginez (Ballet Paula Firetti)

Revelação

Matheus Barbosa de Jesus (Lume Casa Cultural)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo