fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José celebra acordo de cooperação tecnológica com Beijing

A parceria fortalece as relações comerciais de São José com a China, 2º maior destino das exportações joseeenses. (Foto: Claudio Capucho/PMSJC)
A parceria fortalece as relações comerciais de São José com a China, 2º maior destino das exportações joseeenses. (Foto: Claudio Capucho/PMSJC)

São José dos Campos e o Governo de Beijing firmaram nesta sexta-feira (13) um acordo de cooperação entre os Parques Tecnológicos das duas cidades, que serão declaradas irmãs. A parceria ocorre em um momento de fortalecimento das relações comerciais do município com a China, hoje o segundo maior destino das exportações joseeenses.

A comitiva de autoridades do Distrito de Shijingshan, de Beijing, foi recebida pelo prefeito no Paço Municipal. Também participaram da solenidade o diretor geral do Parque Tecnológico e o secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, entre outras autoridades.

Foram assinados dois acordos durante a cerimônia. O prefeito de São José e o prefeito de Shijingshan, Wen Xian, firmaram um protocolo de intenções para tornar São José e Beijing cidades-irmãs. Em seguida, Wen Xian e o diretor geral do Parque Tecnológico assinaram um termo de cooperação entre os parques tecnológicos.

Com uma população de 650 mil pessoas, o distrito de Shijingshan abriga o Parque de Ciência e Tecnologia de Zhongguancun, o maior da China. “Essa parceria com um dos maiores parques tecnológicos do mundo, localizado em um país que tem uma das economias mais importantes do planeta, é estratégica, e muito positiva para a cidade”, disse o prefeito de São José.

“Nossos parques tecnológicos são muito semelhantes. Ambos dão muita importância para as incubadoras e possuem laboratórios de ponta, além de funcionarem segundo o modelo da tripla hélice, baseado na colaboração entre governo, universidades e setor privado”, comentou Wen Xian.

“O Parque de Zhongguancun foi fundado há 20 anos. Já o Parque de São José funciona há 10 anos. São complexos tecnológicos relativamente jovens, que ainda têm muito espaço para crescer e evoluir”, acrescentou o dirigente chinês.

Para o diretor geral do Parque Tecnológico, a parceria irá unir duas cidades que são voltadas para a tecnologia. “Os acordos assinados hoje darão às empresas de nossos respectivos parques a oportunidade de desenvolverem, juntas, produtos como carros elétricos”, afirmou ele, ressaltando que Brasil e China já mantêm uma importante parceria na área espacial, em especial na fabricação de satélites.

O termo de cooperação é um desdobramento da visita do ministro chinês da Ciência e Tecnologia, Wan Gang, que esteve em São José em junho do ano passado. Desde então, São José e China apontaram como interesse comum o desenvolvimento de veículos movidos a eletricidade.

A China é hoje o segundo destino das exportações joseenses, atrás apenas dos Estados Unidos. O país asiático responde por mais de 8,5% do valor total dos envios do município para o exterior nos quatro primeiros meses de 2016. No mesmo período do ano passado, esse percentual era menor do que 1%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo