fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Rede Responsável reúne organizações que apoiam projetos socioambientais no Vale do Paraíba

Iniciativa pioneira cresce com o trabalho conjunto e parcerias em prol do desenvolvimento local. (Foto: Divulgação)
Iniciativa pioneira cresce com o trabalho conjunto e parcerias em prol do desenvolvimento local. (Foto: Divulgação)

Um programa que reúne organizações para juntas trabalharem pelo desenvolvimento local. Esse é o Rede Responsável, programa que tem como objetivo compartilhar investimento socioambiental para fortalecer os processos de desenvolvimento local, por meio da estruturação de redes para troca de informações, produtos e serviços. Nesta terça-feira (26), o Rede Responsável reuniu um grupo de mais de 130 pessoas – entre representantes de organizações, e beneficiários de projetos sociais – para um encontro em São José dos Campos (SP).

Criado em 2013, o Rede Responsável já efetivou 215 parcerias em todo o país. No Vale do Paraíba (SP), são vinte parceiros, como Fibria, Sebrae, Unitau, JFI, CATI de Pindamonhangaba, Julio Simões, Akarui e Comevap (Cooperativa de Laticínios do Médio Vale do Paraíba). Outras organizações da região participaram do evento para conhecer melhor a iniciativa, os projetos apoiados e avaliar uma eventual participação na rede. Entre os participantes, representantes do Instituto Embraer, do SESI de Jacareí, de São José dos Campos e de Cruzeiro, JSL, Breda, Fujiwara, Emflora e Expresso Nepomuceno.

As organizações podem participar do Rede Responsável de acordo com a sinergia existente entre o ramo de atuação e os projetos apoiados. Cada uma delas escolhe a forma de apoio, conforme sua conveniência. Algumas disponibilizam recursos humanos e materiais, outras realizam apoio financeiro. Há, ainda, aquelas que optam por adquirir produtos ou serviços dos projetos sociais já em desenvolvimento.

Fibria e Syngenta são exemplos de parceiros do Rede Responsável. Por meio de seu Plano de Agricultura Sustentável, a Syngenta identificou uma oportunidade de associação com o Programa Colmeias, da Fibria, que contribui com o fortalecimento da chamada cadeia apícola (produção de mel, geleia, própolis, entre outros produtos). A parceria começou em 2014. A Fibria cede áreas nas florestas plantadas de eucalipto para a disposição de caixas de abelha e a Syngenta contribui com suporte técnico aos apicultores. Em 2015, a parceria se estendeu para o Vale do Paraíba, e mais um apiário experimental foi inaugurado, dessa vez no município de Santa Branca (SP), contribuindo com a melhoria do processo produtivo dos apicultores da região.

De acordo com Rose Rodrigues, diretora de assuntos regulatórios da Syngenta, o programa Rede Responsável contribui para a disseminação do conhecimento e para o fortalecimento dos parceiros. “A Syngenta tem como pilar de seu Plano de Agricultura Sustentável a promoção da biodiversidade, e com essa parceria conseguimos criar uma rede de conhecimento para contribuir com as comunidades e o meio ambiente. Isso reflete no nosso trabalho e no engajamento de todos os envolvidos, que se orgulham em fazer parte desse time”, afirma Rose.

O apicultor Paulo Lingiardi, de Redenção da Serra (SP), presidente da Coapvale (Cooperativa Agropecuária do Vale do Paraíba), participa do Programa Colmeias. Presente ao evento, ele reforçou a importância da parceria entre apoiadores e produtores. “Hoje, a associação tem uma casa, uma sede que podemos dizer que é nossa. Estamos prosperando e conquistando novos mercados. Toda assistência que recebemos é de extrema importância e contribuiu para chegar até aqui”, disse Lingiardi.

O presidente da Fibria, Marcelo Castelli, enfatiza que a empresa teve papel importante na criação Rede Responsável, mas que não é a protagonista do programa. “Somos apenas um veículo que criou uma plataforma. Não queremos assistencialismo, somos agentes de transformação e temos muitas oportunidades. As perspectivas desse programa para a sociedade, para as pessoas e as organizações são significativas. Elas abrem a possibilidade de trabalharmos juntos, em rede, para o desenvolvimento das comunidades”, afirmou Castelli.

Para saber mais:
Resultados do Rede Responsável (de 2013 a 2015)
– O Programa Rede Responsável já captou recursos significativos em infraestrutura, como a instalação de novos galpões e de unidades de beneficiamento, necessários para o manejo adequado dos produtos para comercialização; tratores e implementos agrícolas fundamentais para viabilizar a produção de pequenos produtores rurais. Esse investimento em recursos, reflete a soma de R$ 30 milhões que apoiaram o desenvolvimento de projetos de geração de renda nas comunidades.

– Houve um aumento de 47% no número de associações e cooperativas beneficiadas, totalizando 126 associações em todo o país.

– 6.149 famílias são beneficiadas diretamente com os projetos, um crescimento de 86% desde o início do Programa.

– No estado de São Paulo estão presentes 49% das famílias beneficiadas com o Rede Responsável. A renda média dessas famílias cresceu 158% desde que passaram a fazer parte do programa, resultando na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo