fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pinda alerta para o descarte de utensílios domésticos inservíveis

Sofá jogando em uma praça da cidade. (Foto: Divulgação/PMP)
Sofá jogando em uma praça da cidade. (Foto: Divulgação/PMP)

Não é difícil esbarrar com sofás velhos no meio da calçada ou jogados em terrenos baldios em diversos bairros de Pindamonhangaba. E, embora a Prefeitura não tenha um levantamento específico sobre a quantidade de estofados recolhidos, semanalmente toneladas de entulhos são retirados em toda a cidade, principalmente em pontos “viciados” de descarte irregular de resíduos sólidos que, mesmo com placas e reportagens alertando sobre a irregularidade, continuam recebendo entulho.

Deixar sofás e outros resíduos de qualquer tipo e tamanho na rua, em terrenos ou beiras de rio é crime ambiental, passível de multa para o flagrante. Por isso a colaboração da população é tão necessária, principalmente fotografando e denunciando. O telefone para denúncias e informações é do DSM: 3644-5206.

Embora se desfazer de um sofá ou uma geladeira possa parecer um problema, existem diferentes soluções para a questão: para itens em bom estado, a doação é o melhor caminho. Diversas instituições assistenciais da cidade e até mesmo o Fundo Social de Solidariedade recebem diferentes tipos de donativos em bom estado.

O Disque Solidariedade do FSS de Pinda é o 3643-2322.

Irrecuperáveis
Quando o sofá não pode ser recuperado e/ou doado, a Prefeitura de Pinda conta com o serviço Pega-Tudo, que passa duas vezes por ano em todos os bairros da cidade. Para quem não quer esperar e prefere entregar o “lixo”, existe o Depósito de Inertes, no bairro Araretama, próximo à rotatória de acesso a Tremembé. O local conta ainda com uma caçamba que recebe materiais menores, sem a necessidade de entrar no depósito.

O descarte correto de materiais é um ato de cidadania, que evita, por exemplo, a proliferação de criadouros do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus) e de animais peçonhentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo