fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Fibria apresenta plano de atividades ambiental para a comunidade

Com o compromisso de contribuir com a educação ambiental das comunidades onde a Fibria tem atuação, o NEA (Núcleo de Educação Ambiental) apresenta o plano de atividades voltadas à conservação ambiental que serão desenvolvidas ao longo de 2016.

Em mais de dez anos de atuação, o NEA, que fica localizado no distrito de São Silvestre, em Jacareí (SP), já atendeu mais de 165 mil pessoas, que multiplicaram conhecimento e experiências.

Entre os princípios que norteiam os trabalhos do NEA está a Ecoalfabetização que consiste em orientar as pessoas sobre as questões ambientais e como cada um pode ser um agente transformador. Programas trabalham o conceito de transformação dos ambientes por meio do uso racional dos recursos naturais (a chamada ecoeficiência). Um exemplo é a cisterna que capta a água da chuva para reuso.

Para o gerente-geral da Unidade Jacareí da Fibria, Paulo Gaia, o Núcleo é um importante meio de conscientização ambiental. “A Fibria entende que faz parte de sua atuação como empresa responsável contribuir para a educação ambiental dos moradores de suas comunidades vizinhas. O NEA é um local em que há essa interação e troca de experiências, onde todos tem acesso às tecnologias ambientais e podem disseminar para outros membros da comunidade”, diz Paulo Gaia.

Com enfoque para o aprendizado a partir da vivência, em 2016 serão promovidas diversas oficinas no espaço, como:

– Horta em formato de Mandala, que consiste em um jardim de círculos que facilita o manejo das espécies, aproveitando melhor o espaço e podendo variar os tipos de hortaliças.

– Oficina de compostagem de lixo doméstico. Com um recipiente composto com folhas secas, papéis, restos de alimentos, terra e  minhocas californianas, a comunidade conseguirá transformar resíduos orgânicos em adubo.

– A oficina de bioconstrução, que oferece técnica para a construção de ambientes utilizando materiais naturais, de baixo custo e impacto ambiental, como argila, areia e fibra vegetal.

Além das oficinas, o NEA também desenvolve o projeto Ecoagentes Mirins com as crianças, incentivando-as a serem agentes de transformação. O projeto acontece por meio de encontros semanais com atividades práticas elaboradas a partir de temas específicos, da interação com os professores e com o envolvimento dos pais e responsáveis.

Para obter mais informações sobre as ações e atividades oferecidas no Núcleo de Educação Ambiental basta entrar em contato pelo telefone (12) 2128-1643 ou e-mail [email protected]. O NEA fica na av. Projetada, 75, distrito de São Silvestre (região oeste), em Jacareí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo