fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Festival de Contação de Histórias é atração em São José dos Campos

Serão mais de 100 atividades gratuitas na programação artística e cultural do Contaí, com Contação de Histórias, Oficinas de Formação, Vivências e Aprendizado, música, dança e cinema. (Foto: Antônio Basílio/PMSJC)
Serão mais de 100 atividades gratuitas na programação artística e cultural do Contaí, com Contação de Histórias, Oficinas de Formação, Vivências e Aprendizado, música, dança e cinema. (Foto: Antônio Basílio/PMSJC)

A segunda edição do Contaí – Festival de Contação de Histórias de São José dos Campos será realizada entre os dias 2 e 6 de junho. A programação é gratuita e terá atividades em todas as regiões da cidade. Este ano, o tema do evento é “Histórias de Vida e Histórias da Tradição” e entre as participações especiais está a do cantor e compositor Oswaldo Montenegro.

publicidade


Outra novidade deste ano é o lançamento do “Conheça São José: Tour Narrativo”, que levará os participantes para uma viagem no tempo e na história, passeando pelas ruas da cidade e conhecendo, nos principais pontos turísticos, curiosidades e mistérios de São José dos Campos.

Serão mais de 100 atividades gratuitas na programação artística e cultural do Contaí, com Contação de Histórias, Oficinas de Formação, Vivências e Aprendizado, música, dança e cinema. Algumas atividades tem vagas limitadas e é necessário se inscrever antecipadamente. Para outras é necessário retirar ingressos e convites com antecedência.

Mais de 20 autoridades reconhecidas internacionalmente participam do 2º Contaí. Como Contadores de Histórias, estarão presentes: Giuliano Tierno, Daniel Munduruku, Kiusam de Oliveira, Giba Pedroza, Cris Velsaco, Mariana Per, Kiara Terra e Simone Grande. Os artistas Guataçara Monteiro, Regina Pereira, Iriê Salomão de Campos, Rochele Beatriz Sá, Deo Lopes e Flávia Cerqueira também participam da festa da literatura.

Os grupos culturais e artísticos Escopo com Dó Maior, Teatro Iluminado, Rua do Causo, Gookai Wadaiko, Seresteiros do Vale, Cia Bisclof, Maracatu no Parque e Elo Cia de Dança contarão histórias por meio da dança, da música e do teatro.

Haverá contação de histórias com temáticas indígenas, de cidadania, envolvendo a igualdade racial, o imaginário popular, os sonhos infantis, histórias e causos populares do Vale do Paraíba, e histórias de vida das pessoas da cidade. A programação ocorrerá em horários e regiões diferentes, abrangendo toda a cidade, com atividades para todos os públicos, entre jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência.

As atividades serão realizadas em praças públicas, feiras livres, no Centro da Juventude, Parque da Cidade, Largo São Benedito, Parque Santos Dumont, Centro de Formação do Educador, Teatro Municipal, Parque Vicentina Aranha, nas ruas da cidade, Fundação Casa, PróVisão, escolas e universidades, organizações sociais, entre outros.

O Contaí – Festival de Contação de Histórias de São José dos Campos é uma realização da Prefeitura Municipal, sendo uma iniciativa da Secretaria de Promoção da Cidadania – Centro da Juventude. A produção executiva é da Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC), com parceria da Fundhas – Fundação Hélio Augusto de Souza e Secretaria de Educação e apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Eco Museu.

Mais informações e a programação completa do Contaí podem ser obtidas pelo telefone 3932-8631.

Formação de professores
As atividades do Contaí começaram em abril, com uma formação para professores da rede municipal de ensino e da Fundhas. A capacitação foi ministrada pelo contador de histórias Giuliano Tierno. O tema “Narrações de Vida e Narrações Tradicionais” foi abordado nas Unidades de Educação por meio de vivências que fazem parte da proposta pedagógica, como as brincadeiras da infância e as memórias familiares. O resultado foi a seleção de dez narrativas que serão apresentadas nas aberturas das principais atividades do Contaí. Essa fase do Festival de Contação de Histórias de São José dos Campos teve a participação da comunidade escolar municipal, atingindo mais de 40 mil pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo