fbpx

Cruz Vermelha de São José realiza exposição em faculdade de Taubaté

Entre os dias 16 de maio a 16 de junho, a Cruz Vermelha Brasileira – Filial São José dos Campos realiza exposição na Faculdade de Ciências Jurídicas da UNITAU. A mostra é aberta ao público, de segunda a sexta, das 8h às 22h.

Serão exibidos os trabalhos desenvolvidos pela entidade na RMVale com o objetivo de dar publicidade às ações e angariar apoios e voluntariados para a causa humanitária.

Além disso, a mostra exibe a história da Cruz Vermelha até ela se tornar a maior rede humanitária do mundo, através do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, que é formando pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), a Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV) e as 190 Sociedades Nacionais. São cerca de 100 milhões de membros, voluntários e apoiadores, espalhados pelo mundo.

A exposição fala sobre os princípios fundamentais que norteiam os trabalhos da Cruz Vermelha e conta a história de comoção do suíço Henry Dunant. Ao ver cerca de 40 mil mortos e feridos em apenas um dia de combate, na guerra campal que ficou conhecida como “Batalha de Solferino”, ocorrida no século XIX, Dunant deu início a uma mobilização de voluntários com o intuito de prestar assistência médica aos feridos.

Também relata a importância dos emblemas para o trabalho da Cruz Vermelha, pois permite a identificação e proteção de voluntários nas situações de guerras ou de calamidades. A importância dos emblemas é tão grande que as regras que disciplinam o uso, o tamanho, o propósito e as posições são previstos em regras de Direito Internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo