fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Comércio perde mais de mil empregos na região de Taubaté

A pesquisa é segmentada em 16 Delegacias Regionais, entre elas Taubaté - composta por 39 municípios. (Foto: Divulgação/Sincovat)
A pesquisa é segmentada em 16 Delegacias Regionais, entre elas Taubaté – composta por 39 municípios. (Foto: Divulgação/Sincovat)

O comércio varejista na região de Taubaté fechou 1.061 postos de trabalho em fevereiro deste ano, resultado de 3.131 admissões contra 4.192 desligamentos.

Em 12 meses, foram eliminados 2.985 empregos com carteira assinada no setor, o que levou a um recuo de 2,8% do estoque total, que atingiu 101.779 trabalhadores formais no mês.

Os dados recebidos pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região) são da Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP), da FecomercioSP, elaborada com base nos dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, obtido com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Sete das nove atividades analisadas apresentaram queda na ocupação formal em fevereiro no comparativo com o mesmo mês de 2015. As mais expressivasforam observadas nos segmentos de concessionárias de veículos  (-12,3%) e de lojas de eletrodomésticos e eletrônicos e lojas de departamento (-8,4%). Por outro lado, os setores de supermercados (2,4%) e de farmácias e perfumarias (0,2%) foram os únicos que apresentaram alta no estoque de trabalhadores no período.

A pesquisa é segmentada em 16 Delegacias Regionais, entre elas Taubaté – composta por 39 municípios.

Para o presidente do Sincovat, Dan Guinsburg, o nível de emprego está diretamente relacionado ao desempenho de vendas dos estabelecimentos comerciais. “Percebemos que o lojista procurou enxugar suas despesas ao máximo, mas chega em um momento que a demissão acaba sendo inevitável. O consumidor continua com medo desse cenário econômico e comprando somente o necessário”, comenta Dan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo