fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caraguá lança Programa Primeiríssima Infância

As ações desenvolvidas pretendem melhorar a qualidade dos serviços oferecidos às gestantes, às famílias e às crianças . (Foto: Luis Gava/PMC)
As ações desenvolvidas pretendem melhorar a qualidade dos serviços oferecidos às gestantes, às famílias e às crianças . (Foto: Luis Gava/PMC)

Voltado à promoção do desenvolvimento da criança desde a gestação até os três anos de idade, o Programa Primeiríssima Infância foi lançado em Caraguá na terça-feira (10/05/2016), no Tetro Mario Covas, com o objetivo de construir melhores condições de desenvolvimento da criança desde a gestação até os três anos de idade.

Em Caraguá, o programa será promovido pelo Governo Municipal, por meio das Secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Cidadania e Esporte e Recreação, que formam o Comitê São Paulo pela Primeiríssima Infância.

Criado pela Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), o programa objetiva o trabalho integrado dos setores envolvidos e a mobilização da sociedade para apoiar esta fase da vida.

As ações desenvolvidas pretendem melhorar a qualidade dos serviços oferecidos às gestantes, às famílias e às crianças por meio de uma série de iniciativas voltadas a estes públicos.

Próximos passos – Nessa quinta-feira (12/1/2015), os comitês dos quatro municípios participantes – Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba – passaram por capacitação junto à equipe do Departamento Regional de Saúde e da FMCSV.

O próximo passo para o processo de implantação será o diagnóstico da situação do atendimento e de vida de gestantes e crianças até três anos. Em Caraguá, o trabalho será realizado em escolas do município e Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) entre os dias 16 e 30 de maio.

Neste primeiro momento, a ação tem por objetivo levantar dados que irão compor a avaliação da participação da atenção à primeiríssima infância, por meio de entrevistas com mães de crianças até 1,5 anos de idade e as gestantes. As capacitações dentro das temáticas do programa serão iniciadas em seguida.

Dentro das ações previstas, também está a Semana do Bebê e do Brincar, entre os dias 16 e 21 de maio, com o objetivo de interagir pais e bebês, por meio de atividades lúdicas nos diversos setores envolvidos no programa.

Em 2014, o programa “Primeiríssima Infância” ganhou o Prêmio Alas-BID na categoria Best Innovation Award. Promovido pela Fundación América Latina en Acción Solidaria (ALAS) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Prêmio reconhece inovações e excelência em programas sociais que beneficiam crianças até seis anos na América Latina e Caribe.

Sobre a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Fundada em 1965, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal atua na promoção do desenvolvimento na Primeira Infância, período que vai da gestação aos seis anos de idade. Cumpre sua missão por meio de atividades de conscientização da sociedade, mobilização de lideranças, apoio à qualificação da educação infantil e programas de fortalecimento da família.

A organização mantém projetos como intervenção social em municípios, incentivo a pesquisas, realização de cursos e workshops, elaboração de publicações, entre outras ações para expandir o conhecimento sobre a importância do desenvolvimento na Primeira Infância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo