fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Aparecida recebe a X edição do Congresso Mariológico

A Academia Marial de Aparecida (AMA) realiza a partir da próxima quinta-feira (2), a X edição do Congresso Mariológico. O encontro refletirá o tema “Maria na liturgia e na piedade popular”, e acontece até o dia 5 no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional. A programação do evento conta com momentos de oração, palestras e debates, que buscam enriquecer os participantes.

Para ajudar na reflexão e debates dos congressistas, o evento contará com a participação de palestrantes renomados no meio católico, como Frei Beckhauser, Pe. José Oscar Beozzo, Lina Boff, Ir. Murad e Pe. Joãozinho.

Eles ajudarão os participantes a melhor compreender a pessoa da Virgem Maria, seu papel na história, e no seguimento a Jesus. Durante o Congresso, serão discutidos também, o lugar da Mãe de Jesus nas manifestações de fé populares e nos ritos da liturgia católica.

Este ano, o Congresso é fruto de uma parceria entre a CNBB, a Academia Marial e a Faculdade Dehoniana de Taubaté. As entidades foram responsáveis por organizar as palestras principais e os nove seminários temáticos, que são a grande novidade dessa edição.

Outro destaque é o recorde no número de inscrições, que chegou a 400. Na última edição, segundo levantamento da AMA, 350 pessoas participaram do encontro, maior cifra registrada até então.

Noite Cultural – Criada no último ano, a noite cultural é um dos momentos mais esperados da programação. A atividade contará com lançamento de livros, inauguração de exposição mariana, e execuções da orquestra do Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA).

A ideia, que surgiu para dinamizar o evento, teve boa aceitação e acontecerá novamente. “Durante o Congresso nós nos sentamos para estudar e refletir a todo momento. Por isso, desde o ano passado decidimos inserir a noite cultural para ser um momento de confraternização entre os congressistas. Foi uma ocasião muito elogiada, e por esse motivo, vamos realizar novamente na décima edição do nosso evento.”, explica o diretor da Academia Marial, padre Valdivino Guimarães, C.Ss.R.

Na ocasião, haverá um concerto com músicas litúrgicas marianas, para marcar o tema do Congresso. Na mesma noite, será inaugurada a exposição mariana com imagens dos diversos títulos de Nossa Senhora invocados pela piedade popular. Acontece também, o lançamento de livros que tratam sobre a Virgem Maria.

Serão apresentados pela primeira vez ao público 4 livros ao todo. O primeiro, “Mirar Maria”, é de autoria de Rodrigo Portela, associado da Academia Marial, em uma coedição entre a editora Paulus e a AMA. A mesma parceria acontece no livro “A Iconografia de Aparecida – A teologia da Imagem”, que surgiu a partir das discussões realizadas no IX Congresso, realizado no ano passado.

Os outros dois livros são missais marianos, livros que contém o rito das missas dedicadas a Nossa Senhora. Eles são fruto de um longo trabalho de tradução e readequação dos textos litúrgicos, realizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo