fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

VÍDEO: o ilustre pindense Emílio Ribas e seus feitos em prol da Saúde

Era início dos anos de 1900 e o Brasil passava por uma epidemia de tuberculose. A doença respiratória fazia inúmeras vítimas por todo o país.

Em Pindamonhangaba, um projeto audacioso ganharia destaque no combate à doença que ainda nos dias atuais, é muito preocupante.

Os médicos sanitaristas Emílio Ribas, nascido em Pindamonhangaba, e Victor Godinho, idealizaram a construção de uma estrada de ferro saindo de Pindamonhangaba em direção a Campos do Jordão, onde também seriam construídos sanatórios para tratar de doentes com tuberculose, já que o clima frio e puro da serra da Mantiqueira poderia ajudar na recuperação mais rápida dos pacientes.

Nascia assim, a Estrada de Ferro Campos do Jordão, construída em tempo recorde e inaugurada em 15 de novembro de 1914.

Para rememorar um pouco desta história, o Conselho de Patrimônio Histórico de Pindamonhangaba promoveu uma reunião extraordinária, a 1ª de 2016 e a quarta desta atual desta gestão. O encontro aconteceu no Parque Reinos das Águas Claras.

Com o objetivo de ambientar sobre o tema de uma forma diferente, quatro esquetes foram trazidas ao público durante o evento. Nelas, o próprio Emílio Ribas, uma enfermeira e um jornalista, vivem momentos que marcaram a vida do grande sanitarista pindamonhangabense. A primeira esquete foi apresentada ainda na estação Pindamonhangaba da EFJC, de onde todos seguiram viagem a bordo do centenário trem até o Parque Reino das Águas Claras.

No parque, o canto dos pássaros, o barulho relaxante das águas do rio Piracuama e a decoração com personagens do sitio de Monteiro Lobato, foram os panos de fundo para palestras sobre Emílio Ribas e sobre a Estradinha de Ferro Campos do Jordão.

Coube ao médico e membro da Academia Pindamonhangabense de Letras, José Lelis Nogueira, a responsabilidade de contar um pouco da vida e das obras de Emílio Ribas, grande médico sanitarista e cientista visionário do fim do século XIX e início do século XX. Lelis, que escreveu um livro sobre Ribas, nos definiu em poucas palavras os grandes feitos do sanitarista.

Entre os grandes feitos de Ribas, está a Estrada de Ferro Campos do Jordão. Desde a sua construção no início do século XX, a Estradinha passou por muitas mudanças e atualmente, o foco da ferroviária é o turismo, conforme explica Ayrton Camargo e Silva, diretor da EFCJ. (Vídeo)

Palestrantes, atores e o presidente do Conselho de Patrimônio Histórico de Pindamonhangaba, Gustavo Tótaro. (Foto: PortalR3)
Palestrantes, atores e o presidente do Conselho de Patrimônio Histórico de Pindamonhangaba, Gustavo Tótaro. (Foto: PortalR3)

Emílio Ribas morreu em 1925 aos 62 anos de idade. Em abril de 2012, ele foi declarado pelo governador Geraldo Alckmin como patrono da saúde do Estado de São Paulo.

Ao grande pindamonhangabense e médico sanitarista, resta-nos o agradecimento por tudo o que ele fez. Seja pela atuação na melhora da saúde pública do Brasil, seja pelo seu espírito visionário em construir uma estrada de ferro que cortasse a Serra da Mantiqueira, proporcionando aos doentes um melhor atendimento numa época em que tudo era muito difícil.

FOTOS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo