fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Unidades de saúde de Taubaté recebem orientação sobre gripe

A Vigilância Epidemiológica de Taubaté divulgou esta semana normativas quanto a diagnósticos para classificação de pacientes com quadros compatíveis com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e orientações para o tratamento com o antiviral tamiflu.

O material foi distribuído para as unidades de saúde do município com o objetivo de auxiliar os profissionais no atendimento da população e esclarecimento de dúvidas.

Conforme protocolo do Ministério da Saúde de 2015, o tratamento com o antiviral está indicado aos pacientes que apresentarem sinais e sintomas como: febre, tosse, dor de garganta (mesmo que referida), acompanhado ou não de dispneia (falta de ar), desconforto respiratório, saturação abaixo de 95% e insuficiência respiratória.

A DRS (Direção Regional de Saúde) fez esta semana o repasse de tamiflu para o município. Os estoques, porém, permanecem abaixo do ideal e estão priorizados para casos mais graves e para pacientes internados.

Até agora não há casos confirmados de H1N1 no município. Atualmente, 21 pacientes estão internados em hospitais de Taubaté com quadros compatíveis com SRAG. Outros três pacientes internados tiveram resultados negativos.

Capacitação

A Prefeitura de Taubaté promove nesta quinta-feira, 7 de abril, uma orientação aos diretores de escolas do ensino infantil e fundamental para alertar sobre a prevenção contra a gripe. A atividade será realizada nos períodos da manhã e tarde no Sedes.

Entre as dicas estão manter os ambientes ventilados, lavar sempre as mãos, usar álcool em gel e evitar compartilhar objetos de uso pessoal. Os estudantes receberão folhetos com as orientações, que devem se estender a todos os seus familiares.

O material informativo também está disponível no formato digital e será exibido no portal da prefeitura, além de em endereços nas redes sociais e em aplicativos como o whatsapp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo