fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ubatuba intensifica ações de fiscalização dos atrativos turísticos

A parceria busca informar os visitantes sobre as regras de visitação e sobre os cuidados necessários com a natureza dos locais. (Foto: Divulgação/PMU)
A parceria busca informar os visitantes sobre as regras de visitação e sobre os cuidados necessários com a natureza dos locais. (Foto: Divulgação/PMU)

Ações conjuntas entre Prefeitura, Policia Ambiental e Fundação Florestal são fundamentais para combater degradação do meio ambiente

Em uma ação conjunta que reuniu a Prefeitura de Ubatuba, a Policia Ambiental e a Fundação Florestal foram realizadas operações de fiscalização e orientação ao turista em importantes atrativos do município.

A parceria busca informar os visitantes sobre as regras de visitação e sobre os cuidados necessários com a natureza dos locais, além de coibir práticas ilegais que podem prejudicar os atrativos.

Camping selvagem

Na praia do Cedro, inserida em um dos redutos de Mata Atlântica na região sul, a Guarda Municipal coibiu a prática de camping selvagem, informando os campistas da legislação vigente. Houve resistência e barracas foram apreendidas.

A praia é visitada por ecoturistas e é considerada por publicações especializadas como umas das mais belas do Brasil.A ação foi aprovada pelas comunidades da praia da Fortaleza e da praia Grande do Bonete, que recebem visitantes que utilizam a trilha.

Trilha do Pico do Corcovado

A gestão do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual Serra do Mar realizou ações na Trilha do Corcovado, registrando pontos de interesse para implantação de placas indicativas que visam orientar o visitante e garantir segurança durante os passeios.

Além das placas, a Prefeitura, via Comtur e em parceria com a Secretaria de Turismo, vai auxiliar na implantação de outros equipamentos de segurança como “guarda corpos”, e degraus para auxiliar na subida e minimizar o impacto no local.

Na mesma ocasião, foram instaladas cordas de ancoragem em pontos de maior risco, além do recolhimento de cerca de cinco quilos de lixo deixados no mirante por visitantes clandestinos.

Também foram estudados pontos estratégicos no pico, para a futura implantação de banheiros secos. A ação contou com o apoio de guias e condutores auxiliares credenciados.

A segunda ação foi de fiscalização, feita de forma integrada com a Polícia Ambiental e a Guarda Civil Municipal de Ubatuba. O objetivo foi orientar e coibir a entrada irregular na trilha e no Parque, que gera impactos ambientais, como a supressão de vegetação nativa, fogueiras, depredação e o abandono de lixo.

A operação marca o início da temporada de subidas ao Pico do Corcovado, que se intensifica no período de estiagem.

Ilha das Couves

Esta sendo preparada, para o dia 21 de abril, uma ação conjunta entre Prefeitura de Ubatuba por meio da Comtur e Setur junto com a APA Marinha, Parque Estadual da Serra do Mar e Policia Ambiental na Ilha das Couves.

O atrativo é um dos melhores pontos de mergulho livre do município e tem sofrido com o volume de visitantes, aumentando a quantidade de lixo e agressões à fauna marinha.

A operação pretende instalar placas orientando a conduta no ambiente marinho e cuidados com o lixo, além de coibir ações irregulares no local como acampamento.

Secretário de Turismo de Ubatuba, Potiguara do Lago acredita que ações conjuntas como essas são fundamentais para combater a degradação de ambientes naturais.

“Somente com esse tipo de iniciativa e com apoio de diversos órgãos e da comunidade local, fundamental para o sucesso da ação, alcançaremos o objetivo esperado”, disse Potiguara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo