fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São Sebastião instala 44 câmeras de monitoramento

Equipe instala aparelho na região central da cidade. (Foto: Luciano Vieira/PMSS)
Equipe instala aparelho na região central da cidade. (Foto: Luciano Vieira/PMSS)

Proporcionar mais segurança à população e turistas que visitam a cidade é a proposta da Prefeitura de São Sebastião ao investir em 44 câmeras de monitoramento que começaram a ser instaladas na cidade, entre o bairro da Enseada, na Costa Norte do município, até a Praia Grande (no Balneário dos Trabalhadores), incluindo a região central da cidade.

O trabalho começou na semana passada e envolve a instalação dessas novas câmeras nos 38 pontos já espalhados pelo município. Serão mais quatro nos limites da cidade, Enseada e Balneário, com sistema Optical Character Recognition (OCR) que possibilitará ao Centro de Operações Integradas (COI) informações sobre carros roubados, clonados, com restrições judiciais e outros dados transmitidos pelas câmeras e de monitoramento. Além dessas, existem duas em funcionamento próximo à fonte luminosa no Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico.

As câmeras avançadas são fixas, de alta resolução e com giro de 360 graus. Elas possuem tecnologia de detecção de movimento e reconhecimento de objetos destinados à contagem de fluxo de veículos e pessoas; seus dados e imagens são analisados pela Central de Operações Integradas, o que permite comunicação imediata das autoridades.

Fábio Marcelo Moura de Santos, chefe do COI, explicou que as câmeras têm alcance de dois quilômetros e nitidez dia e noite. É um sistema eficiente e inteligente que cobrirá os bairros da Enseada e toda Costa Norte, região do bairro São Francisco, Portal do Olaria, Arrastão e Pontal da Cruz, Porto Grande, centro da cidade, Complexo Turístico da Rua da Praia, Praça do Coreto, pontos estratégicos próximos às redes bancárias, delegacia e faculdade, até o Balneário dos Trabalhadores.

Interligadas

O secretário de Segurança Urbana (Segur), Marcos Jorge, explicou que o novo sistema permite a interligação entre todas as câmeras, o que facilitará a visualização completa de toda essa região. “É um sistema que garantirá mais segurança a todos e agilizará a atuação da GCM”, afirmou.

O prefeito Ernane Primazzi espera concluir a instalação das 44 câmeras, com toda troca de fibra ótica necessária e a remodelação do COI até o fim do mês, bem como concluir o treinamento da equipe. Além desses sistemas, os integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) receberão rádios digitais para centralização de comunicação entre viaturas.

“Até o fim do mês pretendemos entregar tudo junto com as torres instaladas para o funcionamento dos rádios. Também vem sendo trocada toda a fibra ótica, pois a nossa era muito antiga. Tínhamos três sistemas que não eram interligados e muitos problemas de manutenção”, explicou o prefeito.

Outra proposta que está em discussão é beneficiar a região da Costa Sul com o mesmo sistema. No entanto, a dificuldade é a passagem de fibra ótica na região.

Por essa razão, está em estudo a possibilidade de interligação do sistema via satélite. Para a instalação de câmeras, a Prefeitura tem realizado conversações com as entidades de bairros para ver se é possível parceria para instalação do sistema na região, disse Ernane Primazzi que confia na redução dos índices de acidentes e violência com o funcionamento das novas câmeras de monitoramento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo