fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Parque de São José faz 92 anos com inaugurações e Piquenique Sinfônico

A grande celebração pelo aniversário de 92 anos será com a apresentação da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, no tradicional Piquenique Sinfônico. (Foto: Paulo Amaral/FCCR)
A grande celebração pelo aniversário de 92 anos será com a apresentação da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, no tradicional Piquenique Sinfônico. (Foto: Paulo Amaral/FCCR)

O Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana) faz 92 anos no dia 27 de abril e para comemorar a data neste domingo (17) ocorrem duas importantes inaugurações e o esperado Piquenique Sinfônico da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos (OSSJC).

Às 9h, será inaugurado o Centro de Formação Profissional de Artes e Ofícios, que funcionará na antiga Lavanderia do Sanatório Vicentina Aranha. O processo de recuperação do edifício começou em 2013 e agora está totalmente preparado para um novo uso. O prédio oferecerá cursos de formação profissional, proporcionando conhecimento e capacitação. A realização é da Prefeitura de São José dos Campos, por meio das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social, em parceria com o SENAI, SENAC, sob gestão da Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC).

Em seguida, às 9h30, o Projeto Biblioteca ao Ar Livre será lançado, reafirmando o compromisso do Parque Vicentina Aranha em promover a leitura e a literatura de forma democrática e acessível. A primeira atividade será a contação de histórias, com O Grupo Passarinheiros, no Quiosque Alfredo Galvão.

Baseada nos livros “Amazonas”, de Thiago Mello, e “Lendas e Mitos do Brasil”, de Theobaldo Miranda Santos, a atividade vai se transformar em um verdadeiro passeio pelo Rio Amazonas e pela floresta. A contação contará com uma interprete de Libras, a Linguagem Brasileiras de Sinais.

O projeto Biblioteca ao Ar Livre contempla uma nova biblioteca itinerante, com títulos infantojuvenis, e a realização de oficinas, contações de histórias, leituras livres, teatro e espetáculos literomusicais. Para promover a acessibilidade, a programação do projeto estará disponível em braile e algumas atividades terão tradução simultânea em libras. O objetivo é romper as barreiras invisíveis do acesso à leitura, tornando a literatura presente o ano todo.

Para este projeto, a AJFAC recebeu os prêmios de Estímulo à Leitura do PROAC e recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMDICAD) por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Orquestra Sinfônica

A grande celebração pelo aniversário de 92 anos será com a apresentação da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, no tradicional Piquenique Sinfônico.

O concerto começa às 10h30, no palco ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus, e terá no repertório duas peças brasileiras de Alberto Nepomuceno e Francisco Mignone.

A Orquestra Sinfônica recebe o tenor Jean Willian, que já se apresentou em plateias das principais salas de concerto do mundo. O jovem talento brasileiro interpretará uma seleção de canções jazzísticas. Formado em canto pela Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP), Jean

William integrou importantes eventos de música, entre eles o Festival Internacional de Campos do Jordão.

Em 2014, lançou seu primeiro álbum intitulado “Dois Atos”. Apresentou-se na primeira visita do Papa Francisco ao Brasil na orla da praia de Copacabana.

Atualmente, Jean William se prepara para turnê com seu espetáculo “Tonight”, sob a direção de Eugenia Thereza de Andrade, com grandes clássicos do Jazz e da Broadway.

A programação em homenagem ao aniversário de 92 anos do Parque Vicentina Aranha é uma realização da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, por intermédio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, tendo a AJFAC (Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura) como entidade gestora.

Complexo Vicentina Aranha

Inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como o maior sanatório para tratamento de tuberculose da América Latina, o Vicentina Aranha foi um espaço de cura e hoje é um importante patrimônio histórico, polo de lazer, cultura e qualidade de vida. Por meio do Restauro e da ocupação cultural, seus pavilhões ganham cada dia mais vida, propondo um diálogo entre passado e futuro.

É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).

Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura de São José dos Campos, tendo desde 2011 a AJFAC, como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo