fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Parque Vicentina Aranha terá oficina de escrita, música e danças brasileiras

No feriado do Dia do Trabalho (1º de maio), às 9h30, o Grupo Pé na Dança fará uma apresentação especial em comemoração ao primeiro ano de existência do grupo. (Foto: Divulgação)
No feriado do Dia do Trabalho (1º de maio), às 9h30, o Grupo Pé na Dança fará uma apresentação especial em comemoração ao primeiro ano de existência do grupo. (Foto: Divulgação)

O Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana) está com uma programação repleta de atrações culturais nesta semana. Além do Contraponto: Ideias Afins e Desafins, o público terá oficinas de escrita e de danças brasileiras.

O Contraponto: Ideias Afins e Desafins deste mês será nesta terça-feira (26), às 19h30, na Sala de Leitura Réginaldo Poeta. Nesta edição, foram convidados três artistas, atuantes no espaço urbano, para uma conversa sobre “Arte na cidade: sede de quê?”, um diálogo aberto que discorrerá sobre os propósitos e possibilidades que a arte pode fornecer à cidade enquanto lugar envolto por uma contemporaneidade, composta por um misto de público e privado.

Na mesa, estarão o historiador e artista Akira Umeda, com mais de 20 anos dedicados às artes visuais, tendo obras em estéticas digital, pós-punk e oriental contemporânea. Ana Maria Bonfim Pitiu, designer, arte-educadora e artista plástica com trabalhos nas áreas da pintura, fotografia e estampa, além de pesquisa, criação e produção para cenários e figurinos. A terceira convidada é Célia Barros, artista plástica e curadora, mestre em produção artística e investigação pela Facultat de Belles Arts de Barcelona (Espanha).

Na quinta-feira (28), às 19h, o Parque Vicentina Aranha recebe um dos mais renomados autores nacionais: o escritor Marcelino Freire. Ele vai ministrar uma Oficina de Escrita, no Centro de Formação Profissional de Artes e Ofício. A oficina gratuita tem vagas limitas e as inscrições deverão ser feitas pelo telefone (12) 3911-7090. Estão previstos mais dois módulos de continuação desta oficina nos dias 22 e 23 de junho. A atividade é parte do Projeto Biblioteca ao Ar Livre, do Parque Vicentina Aranha.

Destinada a aspirantes a escritores, poetas, estudantes, professores e todos aqueles que amam a literatura, a oficina de criação abordará desde mini-contos até romances e poemas, chamando a atenção para o cuidado que se deve ter com a linguagem – como fazer para “enxugar” o texto, preparar um livro, como exercitar a síntese, entre outras técnicas.

Marcelino Freire é o idealizador da “Balada Literária”, e suas principais obras são: “Angu de Sangue” (Ateliê Editorial), “Contos Negreiros” (Record – Prêmio Jabuti 2006), “Nossos Ossos” (Record – Prêmio Machado de Assis 2014, Melhor Romance). A oficina gratuita tem vagas limitas e as inscrições deverão ser feitas através do telefone (12) 3911 7090. Estão previstos mais dois módulos de continuação desta oficina nos dias 22 e 23 de Junho.

Primeiro aniversário

No feriado do Dia do Trabalho (1º de maio), às 9h30, o Grupo Pé na Dança fará uma apresentação especial em comemoração ao primeiro ano de existência do grupo. O espetáculo será no Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus, com entrada gratuita. O grupo coordena a oficina de Danças Brasileiras, que ocorre semanalmente no Parque Vicentina Aranha, voltada para a pesquisa e transmissão dos mais variados cantos e danças do norte e nordeste do país, como a ciranda de roda, bumba-meu-boi, tambor de crioula, entre outras.

Ainda no domingo (1º de maio), às 10h30, o Projeto Música no Parque recebe o espetáculo Cuba Corazón, com a banda Dom Pescoço. A apresentação também será no Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus, com entrada gratuita. Nascido na zona rural de São José dos Campos, o grupo Dom Pescoço forjou o primeiro repertório em um espaço junto à natureza. A música autoral foi somada ao suingue e à psicodelia, com o tempero dos ritmos latinos e brasileiros.

Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos (COMPHAC) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).

Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura de São José dos Campos, tendo desde 2011 a Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC), como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo