fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Fundação de São José completa 29 anos com festa nesta terça

Além do hasteamento da bandeira realizado pelas crianças da Fundhas, a Fanfarra da Fundhas se apresentará no dia do evento. (Foto: Claudio Capucho/PMSJC)
Além do hasteamento da bandeira realizado pelas crianças da Fundhas, a Fanfarra da Fundhas se apresentará no dia do evento. (Foto: Claudio Capucho/PMSJC)

Cerca de 300 pessoas entre crianças, adolescentes, profissionais e autoridades são esperadas para a festa de aniversário da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), que completa 29 anos de trabalho.

A comemoração será nesta terça-feira (26) na sede da Instituição (Rua Santarém, 560), no Parque Industrial, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h.

Além do hasteamento da bandeira realizado pelas crianças da Unidade Fundhas Sede, a Fanfarra da Fundhas se apresentará. A cerimônia contará com uma homenagem à Assistente Social e Professora, Najla Jamile, que foi Presidente da Fundhas entre 1993 e 1996. Todos os profissionais da Instituição serão homenageados pela Diretoria da Fundhas.

Durante a solenidade, ocorrerá a posse dos novos membros do Visão do Futuro. O projeto representa os familiares e/ou responsáveis das crianças e adolescentes e visa garantir os direitos legais, além da manutenção e do fortalecimento dos vínculos afetivos.

Apresentações musicais e exposições de trabalhos desenvolvidos por todas as divisões da Instituição fazem parte da programação. No período da manhã, os adolescentes da Unidade Fundhas Monsanto farão uma apresentação musical. O grupo começou por meio do protagonismo dos jovens, quando eles foram desafiados pela equipe pedagógica da Unidade para que criassem alguma apresentação durante uma tarde cultural.

Também em comemoração ao aniversário, as crianças e adolescentes das 19 Unidades estarão realizando trabalhos em homenagem à Fundhas. Além da degustação do bolo preparado pela Padaria Escola, os atendidos desenvolveram desenhos, reflexões e trabalhos artísticos. E no período da tarde, das 14h às 16h, no auditório da Sede, ocorrerão várias apresentações artísticas, como dança, música, circo e teatro.

A Fundhas é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que atende gratuitamente, crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, no contraturno escolar. São 19 unidades distribuídas nas regiões da cidade.

Najla Jamile

Comprometida com as transformações sociais, a professora e assistente social Najla Jamile foi exemplo na luta pela construção de novas relações de gênero, buscando construir, discutir e fazer a reflexão sobre raça e etnia. Em sua trajetória foi marcante o comprometimento com a ética, com as questões de gênero, com o feminismo, com as questões étnico-raciais e com o amor.

Sua ação mudou positivamente a vida de muitos. Seu compromisso político e social com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, deixou marcas, no período de sua gestão, na Fundhas.

Ela introduziu a questão de gênero e raça nos cursos de formação, ampliou vagas para mulheres adolescentes nos cursos de profissionalização, reformou a sede principal e abriu novas Unidades. Construiu sobretudo uma nova concepção sobre a forma de tratamento com respeito à equidade e à relação com a criança e com o adolescente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo