fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José é selecionada para disputar projeto internacional

São José está entre os quatro municípios brasileiros selecionados pelo Ministério das Cidades para um projeto piloto de mobilidade urbana. (Foto: Claudio Capucho/PMSJC)
São José está entre os quatro municípios brasileiros selecionados pelo Ministério das Cidades para um projeto piloto de mobilidade urbana. (Foto: Claudio Capucho/PMSJC)

São José dos Campos está entre os quatro municípios brasileiros selecionados pelo Ministério das Cidades para um projeto piloto de eficiência energética na mobilidade urbana, que deverá ser desenvolvido em cooperação com o governo alemão.

Se escolhida, a cidade vai receber cerca de 2 milhões de euros, além do suporte da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), para investir em soluções que promovam a otimização e sustentabilidade no sistema de transportes, a redução de poluentes e a qualidade de vida.

Os representantes da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (Semob) e da GIZ chegaram nessa terça-feira (5) em São José e estiveram reunidos com técnicos da Prefeitura para obter mais detalhes das ações desenvolvidas no setor de transportes e também da Política Municipal de Mobilidade Urbana, recentemente aprovada.

Nesta quarta-feira (6), o grupo realiza vistorias para conhecer os projetos já implantados, como os corredores de ônibus, a integração no transporte coletivo e os investimentos em transportes não motorizados, como ciclovias, e ferramentas de proteção ao pedestre.

O secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Dário Rais Lopes, destacou que foram consideradas cidades de porte médio, de 500 mil a 1 milhão de habitantes, com potencial na área de mobilidade urbana.

“As cidades foram escolhidas para o desenvolvimento de novas ferramentas e sistemas de gestão e planejamento. Para isso, terão apoio da equipe do Ministério das Cidades e agência alemã, além da capacitação de seu quadro técnico. Essas cidades devem servir de referência para todos os município brasileiros”, afirmou.

O prefeito, que participou do encontro, destacou a importância da escolha de São José e apresentou as iniciativas que já estão sendo realizadas na cidade, como o Mobi, e o programa de pavimentação que está garantindo a mobilidade em bairros mais distantes do centro.

Além de São José, as outras cidades pré-selecionadas para o projeto piloto são Sorocaba (SP), Uberlândia (MG) e Teresina (PI). O resultado do processo deve ser divulgado ainda neste mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo