fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: confira programação da semana do Parque Vicentina Aranha

Atividade somente com agendamento prévio. Agendamento para escolas e grupos. (Foto: Divulgação/AJFAC)
Atividade somente com agendamento prévio. (Foto: Divulgação/AJFAC)

No mês do aniversário de 92 anos, o Parque Vicentina Aranha retoma a agenda de Visitas Monitoradas. O passeio gratuito, guiado por um historiador para grupos de até 20 pessoas, ocorre nas áreas externas e algumas áreas internas dos Pavilhões que abrigavam o antigo centro de tratamento de tuberculose inaugurado em 1924.

A visita pelo Parque, construído pelo arquiteto Ramos de Azevedo e considerado um importante patrimônio histórico tombado pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e CONDEPHAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico); comtempla histórias sobre a Fase Sanatorial e outros importantes fatos históricos da cidade e região. As visitas ocorrem às quartas-feiras de manhã, somente com agendamento prévio.

Na sexta-feira (08) têm início o ciclo de estudos “Arte e Contágio”, que colocará em pauta a história da tuberculose em São José dos Campos, para então apresentar um olhar para a criação artística a partir da noção de “contágio”, estudando artistas e obras em que se pode visualizar tal questão. O ciclo “Arte e Contágio” faz parte do projeto “Zonas de Contágio – A criação de uma Anti-ópera”, que tem o apoio do Fundo Municipal de Cultura. O ciclo resultará em uma obra composta de música, texto, dança, teatro e instalação.

A coordenação do ciclo será realizada pelo professor e escritor Marcus Groza, graduado em Filosofia (USP), mestre em Artes (UNESP), doutorando em Artes Cênicas (UNIRIO) e coeditor da Revista Abate; e por Marco Antônio Machado, editor da Revista Abate.
Contagiante e inspirador, o músico Pablo Sganzerla apresenta no domingo (10) às 10h30 uma mistura de ritmos brasileiros, com grande influência de elementos do reggae e sonoridades urbanas diversas.

Suas letras expressam o sonho por um mundo mais justo e gentil, ingredientes marcantes em suas composições. Pó de Nuvem nos Sapatos é formado por Pablo Sganzerla (guitarra e voz), Pedro Bienemann (guitarra), Diego Aquino (baixo), Filipe Nogueira (bateria) e André Contrucci (percussão). Ainda do domingo, ocorrerá das 09h às 14h a Feira Agroecológica, com a venda de alimentos e produtos agroecológicos, cultivados por produtores regionais.

Está aberta a votação do Especial Cinema ao Ar Livre Mad Max! Depois de ser o grande vencedor do Oscar 2016, com dez estatuetas consagradas pelo longa-metragem Mad Max: Estrada da Fúria (2015), o Parque Vicentina Aranha preparou uma Sessão Especial de Cinema ao Ar Livre.

O público poderá escolher um dos quatro filmes da saga e votar na página do Facebook oficial do Parque. O título mais votado será exibido dia 16/04 às 19h. A votação se encerra na quinta-feira, dia 15 de abril às 12h.

No sábado (16), durante os trailers do Especial Cinema ao Ar Livre Mad Max, serão exibidas as fotos enviadas para a Campanha #VicentinadaJanela. A ação na rede social é um convite aos frequentadores do Parque a compartilharem sua visão sobre este patrimônio histórico.

A imagem do Parque poderá ser captada de uma janela do ônibus, do carro, de casa ou durante um passeio a pé – registros pessoais de um bem público. Para participar basta tirar uma foto do Parque, publicar no Instagram, marcar o perfil @parque_vicentina e utilizar a tag ‪#‎vicentinadajanela. As imagens poderão ser enviadas até o dia 15 de abril às 12h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo