fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pesquisa revela grande biodiversidade em Parque de São José

O parque é um dos principais fragmentos florestais de São José, com 2 milhões de metros quadrados de mata atlântica preservada. (Foto: Divulgação/PMSJC)
O parque é um dos principais fragmentos florestais de São José, com 2 milhões de metros quadrados de mata atlântica preservada. (Foto: Divulgação/PMSJC)

O Parque Natural Municipal Augusto Ruschi (PNMAR), em São José dos Campos, foi escolhido como principal campo de pesquisa para um estudo sobre répteis e anfíbios, realizado por estudantes de Ciências Biológicas da Univap (Universidade do Vale do Paraíba). O resultado preliminar mostrou uma grande diversidade de espécies endêmicas do bioma mata atlântica, com a identificação de 13 espécies de répteis e 31 de anfíbios.

Uma das espécies encontradas só habita matas nativas preservadas e a outra, conhecida como cágado da serra, tem status de “vulnerável” na lista da IUCN, sigla em inglês da União Internacional para Conservação da Natureza.

“Estas espécies de anfíbios, por suas características fisiológicas e exigências de reprodução, são altamente sensíveis às alterações no ambiente, por isso, sua ocorrência é um bioindicador de qualidade ambiental”, afirmou o estudante Matheus Moroti, que participa da pesquisa.

Para ele, o estudo demonstra a importância de Unidades de Conservação de Proteção Integral, como é o caso do PNMAR, para a preservação de habitats naturais que oferecem condições para a manutenção e suporte destas espécies. “Ainda que seja um fragmento pequeno, ele abriga espécies ameaçadas e é fundamental manter esse banco genético que poderá salvar vidas no futuro”, completou.

Para o diretor de Unidades de Conservação da Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Campos e presidente do conselho gestor do PNMAR, o trabalho é bem-vindo. “Incentivar a pesquisa, o conhecimento científico e compartilhá-lo com a sociedade é um dos objetivos da Unidade de Conservação. O Parque tem potencial para se tornar um centro de pesquisas”, destacou.

O estudo prossegue até o final do ano. Os primeiros resultados foram levados ao 31º Congresso Brasileiro de Zoologia, realizado em março deste ano, em Cuiabá (MT). A fotografia da pererequinha verde (Aplastodiscus leucopygius) foi a ganhadora da categoria vertebrados e do prêmio máximo, que contempla a melhor foto do congresso.

Parque Natural
O Parque Natural Municipal Augusto Ruschi é a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral de São José dos Campos, criada em 17 de setembro de 2010, na área do antigo Horto Florestal.

Localizado no bairro Santa Cruz da Boa Vista, região norte, o parque é um dos principais fragmentos florestais do município, com 2 milhões de metros quadrados de mata atlântica preservada, santuário de inúmeras espécies da fauna e flora nativas, algumas ameaçadas de extinção.

Diferentemente de um parque urbano comum, a denominação “proteção integral” preconiza a conservação dos seus atributos naturais, ou seja, a preservação dos ecossistemas em estado natural com um mínimo de alterações. Seu uso é restrito a atividades de pesquisa científica, preservação, educação ambiental e turismo ecológico.

Atualmente, o Parque tem capacidade para receber a visitação monitorada de pequenos grupos com finalidade educativa, recepcionados com o apoio de voluntários do Grupo Suçuarana de Salvamento na Selva. Os interessados podem agendar a visita pelo telefone 3909-4512 na Secretaria de Meio Ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo