fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Massa polar derruba temperaturas no Centro-Sul do país

Uma massa de ar polar que chegou pelo Sul do Brasil na segunda-feira (25) vai reduzir as temperaturas durante esta semana em uma área extensa do país.

Segundo a MetSul Meteorologia, o frio vai ser mais intenso na Região Sul, mas também deve atingir o Sudeste, o Centro-Oeste e parte do Norte brasileiro.
As baixas temperaturas devem se intensificar progressivamente ao longo da semana e atingirão o auge na quinta e na sexta-feira (28 e 29), quando o frio poderá chegar a -3ºC na Serra Gaúcha. Nos três estados do Sul – Rio Grande do Sul, Santa Cataria e Paraná – está prevista a ocorrência de geada (orvalho congelado).

São Paulo
Em São Paulo, a frente fria interrompeu a sequência de dias quentes e secos. Hoje à noite a temperatura deve atingir 14 graus Celsius (ºC) e amanhã (28) deve ser o dia mais frio do ano até o momento, com mínima de 12 ºC.

De acordo com o meteorologista Franco Villela, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as precipitações entre a tarde de ontem e a manhã de hoje foram generalizadas e com intensidade entre fraca e moderada.

A quebra na sequência de dias quentes e secos, no entanto, não deve ser suficiente para evitar que o mês de abril atinja o recorde de calor e de estiagem, na cidade de São Paulo, desde o início das medições em 1943, mesmo se mantendo a previsão de queda na temperatura até o final da semana.

De acordo com Villela, até agora o mês de abril acumula 20 dias com temperatura acima dos 30 ºC, fenômeno que não ocorria desde 1987. “Existia uma alta pressão [na atmosfera] impedindo que a frente fria avançasse para o Sudeste”, justificou ele.

Rio de Janeiro
A capital fluminense amanheceu com temperatura mais amena depois do calor de ontem. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia para os próximos dias é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas.

Hoje a temperatura deve oscilar entre mínima de 20 ºC e máxima de 30 ºC graus. A partir de amanhã, a expectativa é de queda nas temperaturas até domingo com mínima prevista em 14 ºC e máxima em 27 ºC.

Salvador
Em Salvador, as temperaturas variam hoje entre 24 e 30ºC. Para o resto da semana, a previsão do Inmet é a mesma, mas a mínima pode cair para 23ºC. Nesta quarta-feira, o céu deve ficar parcialmente nublado na capital, podendo chover rapidamente, nos próximos dias.

No Sudoeste da Bahia, a cidade de Vitória da Conquista também começa a esfriar e a temperatura mínima para hoje foi chegou 15ºC, variando entre 16 ºC e 18ºC no resto da semana. Já a temperatura máxima prevista para hoje é 34ºC, devendo cair nos próximos dias para até 25ºC, na sexta-feira (29).

O município de Piatã, na Chapada Diamantina, conhecido como um dos mais frios da Bahia, as temperaturas se mantém semelhantes às de Vitória da Conquista, sem previsão de chuva na semana e com mínima variando entre 16 ºC e 18ºC.

A cidade de Bom Jesus da Lapa, no Oeste do estado, conhecida pelas altas temperaturas registra máxima de 37ºC e mínima de 17ºC. No resto da semana, a temperatura mais alta permanece nos 35ºC e a mínima sobe para a média de 23ºC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo