fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Feriado de Tiradentes é comemorado com Festa do Mineiro em São José

Durante todo o evento, serão comercializadas diversas opções de comida mineira. (Foto: Antonio Basilio/PMSJC)
Durante todo o evento, serão comercializadas diversas opções de comida mineira. (Foto: Antonio Basilio/PMSJC)

Com muitas modas de viola, artesanato e comida típica, a 15ª Festa do Mineiro ocorre nesta quinta-feira (21), a partir das 9h, no Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana). O início do evento será marcado pela abertura da porteira, com apresentação da Banda de Santana. A entrada é gratuita.

Entre as atrações estão o cantor e compositor Jackson Ricarte que, juntamente com o trio Andre Rass (percussão), Raphael Cortez (violão de 7 cordas) e Haran Magalhães (baixo acústico), apresentam ao público um repertório autoral e de compositores consagrados da música caipira, explorando a diversidade dos ritmos brasileiros e viajando pelas paisagens sonoras dos sertões do Brasil. O grupo encerra a festa, com o show a partir das às 20h.

Outro destaque é a tradicional Orquestra de Viola Caipira de São José dos Campos, que levará um variado repertório de músicas sertanejas de compositores como Rolando Boldrin, Tião Carreiro, Teddy Vieira, entre outros.

Um dos grupos centenários mais tradicionais da cidade também se apresenta durante a Festa do Mineiro. É o Moçambique da Vila Tesouro, que mostra a música, a dança e outras vertentes da cultura moçambicana.

Apresentam-se ainda o grupo Congada Filhos de N’zambi, Orquestra Cordas da Mantiqueira e os violeiros da Casa de Cultura Caipira Zé Mira.

Um rancho será montado para exposição de tralhas tropeiras e materiais de selaria. No espaço, será feito o café tropeiro – café sem coador, preparado na fogueira. Também haverá apresentações de rodas de viola.

Culinária

Logo após a missa, às 11h, será feita a tradicional distribuição de café com leite e biscoito de polvilho. Durante todo o evento, serão comercializadas diversas opções de comida mineira.

Um dos destaques é o leitão no rolete – um leitão assado inteiro na grelha, que será vendido durante toda a festa, além de muitas outras receitas típicas de Minas Gerais. Também haverá delícias comercializadas em food bikes e food trucks.

Esse evento, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, tem como objetivo valorizar e homenagear os migrantes vindos do estado de Minas Gerais que se estabeleceram na cidade e, principalmente, no bairro de Santana. O objetivo é preservar as manifestações da cultura mineira em São José dos Campos.

Confira a programação:

9h – Abertura Oficial

10h – Missa

11h – Café com Biscoito

11h30 – Moçambique da Vila Tesouro

12h – Congada Filhos de N’zambi

13h – Violeiros da Casa de Cultura Caipira Zé Mira

16h – Orquestra de Cordas da Mantiqueira

18h – Orquestra de Viola Caipira da FCCR

20h – Show com Jackson Ricarte e trio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo