fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Falando de Trova: O eterno remetente

Fui ao Correio despachar algumas cartas para concursos que vencem este mês e fui atendido por uma jovem funcionária. Ela pegou os envelopes, olhou, conferiu frente, analisou verso e me disse:

– Não está correto. O endereço do destinatário é o mesmo do remetente.

Expliquei-lhe que se trata de um concurso literário e que esse procedimento é para manter o sigilo do concorrente. Como ela insistisse em afirmar que não estava correto, pacientemente a informei que isso é feito há pelo menos 56 anos e nunca houve problema. Nisso, uma funcionária mais antiga aproximou-se e, ouvindo parte da conversa, perguntou à colega:

– O remetente é “alguma coisa” Otávio?

– Sim.

– Então, sendo remessa simples não tem problema. Só não pode ser Sedex ou registrada.

Saí de lá pensando: será que não passou da hora de abandonarmos o clássico e defasado “Sistema de Envelopes”? Ainda mais com tanta Internet aí, na nossa cara 24 horas por dia?

Poderíamos aproveitar uma das inúmeras festividades do centenário de Luiz Otávio (1916/2016) e encerrarmos com chave de ouro o ciclo do “Sistema de Envelopes”: tradicional, charmoso, mas… um tanto arcaico.

Para que, assim, o “alguma coisa” Otávio possa, enfim, descansar em paz, sem mais a piedosa obrigação de ser – nos dizeres do iluminado Sérgio Bernardo – “o eterno remetente das cartas de todo mundo”.

OBS: o conservadorismo provavelmente me jogará algumas pedras mas espero que entendam que esta é apenas a minha opinião.

Luiz Otávio é tão patente
o teu trabalho fecundo,
que viraste o “remetente”
das trovas de todo mundo!
SÉRGIO BERNARDO

As Trovas que ele escreveu
têm valor… mas não têm preço.
Luiz Otávio não morreu
foi morar noutro endereço.
AURORA PIERRI ARTESE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo