fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Circuito Aqua reúne amantes da natação em São Sebastião

De acordo com o diretor de prova Geuderson Duarte, aproximadamente 1200 pessoas se inscreveram para a disputa de 1500 metros. (Fotos: Ricardo Faustino/PMSS)
De acordo com o diretor de prova Geuderson Duarte, aproximadamente 1200 pessoas se inscreveram para a disputa de 1500 metros. (Fotos: Ricardo Faustino/PMSS)

Em um dia de muito sol, calor e com um mar praticamente sem ondas, a 1ª etapa do Circuito Aqua 2016 reuniu, no domingo (17), amantes da natação na praia de Juquehy, Costa Sul de São Sebastião.

Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), a prova denominada Volta do Parcel é uma realização da Cooper Esporte e ideal para atletas amadores e profissionais misturarem esporte, turismo e lazer em um único final de semana.

De acordo com o diretor de prova Geuderson Duarte, aproximadamente 1200 pessoas se inscreveram para a disputa de 1500 metros, que ocorreu com muita descontração e confraternização entre os participantes.

Famoso pelo clima animado de suas provas e pelas belezas naturais dos lugares por onde passa, o evento recebe elogios tanto dos atletas como de quem apenas prestigia a prova. É o caso da maquiadora Suely Maniga, 59, de São Paulo, capital, que acompanhou a participação do seu filho iniciante na modalidade. “É a primeira vez que venho aqui e achei muito legal e interessante. É um incentivo para quem está começando na natação”, avaliou Suely, que achou a praia linda.

Água

Nesta etapa, o vencedor da categoria Masculino foi o paulistano e professor de natação Bruno Yamamoto, 35, com o tempo de 16 minutos e 50 segundos. Ele, que já conquistou o primeiro lugar em outras edições realizadas em Juquehy, considera o percurso ótimo e com uma estrutura muito bacana e bem organizada.

O único problema este ano foi o fato de a água estar muito quente. “Eu costumo treinar em água fria. A água quente atrapalha um pouco porque dá moleza no corpo”, observou.

Já o destaque na categoria Feminino ficou para a bancária e holandesa Denise Van Rouwendaal, 28, residente há pouco tempo na capital paulista. A atleta terminou a prova, bem acirrada, com o tempo de 20 minutos e 28 segundos. Ela conta ter sido esta sua primeira vez em uma competição pois na Holanda, onde estava até então,  não há eventos desta categoria. “É muito bom e estou pensando em continuar”, disse. Denise também achou a água muito quente até porque em seu país de origem o clima é frio. Entretanto, em sua opinião, a temperatura elevada da água auxilia a respiração e o rendimento do atleta. Com relação à prova e a praia de Juquehy, a holandesa elogiou a organização e estrutura e a beleza do lugar. “Estou impressionada. Aqui é muito bonito”, conclui.

Especiais

A competição também contou com a participação de atletas portadores de necessidades especiais. Um deles, o aposentado Celso Francisco Pongluppe, 68,  morador em Barueri (SP), participa do evento em Juquehy desde o início pelo fato de considerar a natação muito boa para a saúde. “A grande maioria dos deficientes é inibida e não participa. Acham que a deficiência física pode aumentar, mas muito pelo contrário a participação só ajuda a melhorar”, acredita Pongluppe, que teve paralisia infantil aos dois anos de idade.

A próxima etapa do Circuito Aqua será a Fuga das Ilhas, realizada na praia da Barra do Sahy, também na Costa Sul do município.

Classificação final:

Masculino

1º Bruno Yamamato (16”50’65)

2º Paulo Augusto Prado da Silva (16”56’65)

3º Paulo Victor Nazário da Silva (17”41’85)

4º Alan Martins Magalhães (17”52’55)

5º Wanderley Santos (18”17’50)

Feminino

1ª Denise Van Rouwendaal (20”28’55)

2ª Ana Karolina Soares de Oliveira (20”32’95)

3ª Mayra Siqueira (20”37’40)

4ª Claudia Adelina de Menezes Carrapatoso da Costa (20”56’70)

5ª Renata Paiva Angelini (21”07’75)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo