fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Centro da Juventude em São José terá evento de troca e doação de livros

Durante a atividade, será disponibilizado um acervo de livros de literatura variada, poderá levar gratuitamente os títulos para casa. (Foto: Divulgação/PMSJC)
Durante a atividade, será disponibilizado um acervo de livros de literatura variada, poderá levar gratuitamente os títulos para casa. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos promove nesta segunda-feira (18), a partir das 15h, mais uma edição do projeto Troca Livro. O evento será no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131), no Jardim América. Será uma oportunidade para a troca e doação de livros usados e em boas condições de leitura.

Durante a atividade, será disponibilizado um acervo de livros de literatura variada, que o público, além de ler e trocar, poderá levar gratuitamente os títulos escolhidos para casa. Entre os livros disponíveis para troca e doação estão obras da literatura nacional, estrangeira, livros infantis, infanto-juvenis, quadrinhos, livros didáticos, religiosos, dicionários, teses, dissertações, enciclopédias e revistas.

Neste mesmo dia, o Centro da Juventude estará recebendo doação de livros usados, mas em bom estado de conservação. Não serão aceitos jornais, livros político-partidários, lista de endereços e de telefones. Livros carimbados ou etiquetados com indicação de pertencerem a outras instituições também não serão aceitos.

A atividade faz parte da programação mensal do Centro da Juventude e tem como objetivo o incentivo à leitura e ao conhecimento da literatura, em todas as suas formas e para todas as idades.

Além do dia especial para a troca e doação de livros, o Centro da Juventude tem o Espaço Quiosque destinado para a literatura e a leitura que fica aberto todos os dias da semana das 10h às 22h. O local possui caixas espalhadas com uma diversidade de títulos que podem ser lidos e levados pelos frequentadores.

Mais informações sobre a troca e doação de livros podem ser obtidas na Central de Atendimento do Centro da Juventude, pelo telefone 3932-8600 e 3932-8631, ou pessoalmente no local.

Projetos de leitura e literatura
Além do Troca Livro, o Centro da Juventude conta com outros projetos de incentivo à leitura. A Biblioteca possui um acervo com mais de 3 mil itens. Entre os principais estão: o acervo Obatalá de valorização da Cultura Negra, que tem cerca de 300 livros de história, arte, cultura e tradição afro-brasileira; o acervo infantil, com mais de 600 itens entre livros, revistas e gibis; e o acervo inclusivo, com cerca de 150 itens entre livros em braile, áudio livros, vídeos com áudio descrição e plataforma de games, Blind Games, para as pessoas com deficiência.

O espaço oferece ambiente para estudo e pesquisa, leitura de jornais diários e revistas, e acesso gratuito à internet. A Biblioteca conta ainda com uma programação mensal, que tem contação de histórias, teatros e oficinas gratuitas. A Biblioteca do Centro da Juventude funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e sábados, das 8h às 12h.

Aos domingos, às 10h30, é realizado o projeto Piquenique de Leitura, atividade infantil que tem como objetivo estimular o gosto das crianças pela leitura e proporcionar um momento lúdico e de lazer com a participação dos pais.

O Contaí – Festival de Contação de Histórias de São José dos Campos é realizado anualmente e em 2016 entra na sua segunda edição. O festival tem como objetivo incentivar a leitura e a literatura, possibilitando aos cidadãos momentos lúdicos e descontraídos por meio contação de histórias. O Contaí busca também colaborar no desenvolvimento das habilidades profissionais e pessoais, por meio da observação e da prática de contar histórias de maneira mais elaborada.

Em 2015, cerca de 100 mil pessoas participaram das atividades do Contaí – Festival de Contação de Histórias de São José dos Campos. Durante os dias de festival, foram desenvolvidas 45 atividades no Centro da Juventude e mais de 25 contações de histórias em 14 locais diferentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo