fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caraguá inicia Programa Formar em Rede Mais

O objetivo é fortalecer as políticas públicas na Educação Infantil, voltadas à faixa etária de 4 a 5 anos e 11 meses de idade. (Fotos: Cláudia Moysés/PM)
O objetivo é fortalecer as políticas públicas na Educação Infantil, voltadas à faixa etária de 4 a 5 anos e 11 meses de idade. (Fotos: Cláudia Moysés/PMC)

O tema “Aproximação da Cultura Escrita” é o escolhido para os trabalhos do Programa Formar em Rede+, na rede municipal de ensino, no ano letivo de 2016.

A formação teve início quarta, dia 27, com a equipe do Apoio Pedagógico, Supervisão, coordenadores pedagógicos e diretores de 14 unidades escolares, na secretaria de Educação.

Caraguá foi um dos seis municípios escolhidos, no Brasil, pelo Programa que tem parceiros como o Instituto Sonho Grande, financiador, o Instituto Avisa Lá, responsável técnico, e as secretarias municipais de Educação.

O objetivo é fortalecer as políticas públicas na Educação Infantil, voltadas à faixa etária de 4 a 5 anos e 11 meses de idade, por meio de qualificação técnico-pedagógica, direcionada a diretores e coordenadores pedagógicos, que serão multiplicadores junto aos professores.

Nesse primeiro encontro foi debatida a linguagem escrita como um sistema e não apenas como um código a ser decifrado; o que e como as crianças pensam sobre a escrita; como constroem as suas hipóteses; e quais as intervenções dos professores para que elas avancem nesse processo.

Em relação à leitura, uma reflexão e aprofundamento sobre a importância dos professores lerem para as crianças e executar essa atividade permanentemente na escola. E também repensar as práticas de leitura, a qualidade dos livros lidos e as ações do professor enquanto mediador da leitura.

A consultora Camilla Ruocco, do Instituto Sonho Grande, acompanhou os trabalhos dos educadores. “Caraguá é o primeiro município que visito. Foi muito bom conhecer as pessoas envolvidas no programa e como elas trabalham”, disse.

O Programa tem duração de um ano, podendo ser renovado por igual período. São realizados encontros de formação mensais, seminários, reuniões, supervisões, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo