fbpx

Água de bicas em Pinda permanece imprópria para o consumo

A água das bicas da Galega e da Ponte Alta, em Pindamonhangaba, permanece imprópria para consumo. Ambas foram interditadas e sinalizadas com placas pela Prefeitura, no final de março, pois as análises da Sabesp apontaram a presença de coliformes totais que, segundo o Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, são a união de bactérias presentes em animais de sangue quente com as presentes em decomposição de materiais orgânicos. Nessas condições, a água deve ser descartada e jamais consumida.

Contudo, vândalos retiraram os lacres e adulteraram as placas instaladas pela Prefeitura, que voltará a lacrar os locais até que novo laudo seja divulgado atestando que a água esteja própria para consumo.

Nova coleta foi feita na semana passada e novo laudo será divulgado em até quinze dias. Somente se os laudos apontarem a potabilidade da água, as bicas serão liberadas. São realizadas coletas para análise mensalmente, para que a Vigilância Sanitária acompanhe a qualidade das águas das bicas do município.

A ingestão de água com este tipo de bactéria pode causar diarréias, náuseas, irritação do intestino, entre outras doenças.

Assim que a água for liberada para consumo, a população será devidamente informada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo