fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

VÍDEO: Encenação da Paixão Cristo e Procissão do Enterro em Pinda

Reflexão e silêncio. Oração. A Sexta-feira Santa, é um momento único dentro da fé católica, onde é lembrado pelos fiéis o dia da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

publicidade


Em Pindamonhangaba, dois eventos religiosos na região central da cidade mostraram um pouco deste trecho importante da história. No ginásio da Associação Atlética Ferroviária, o grupo CAJA – Comunidade Amor Jesus Agora – fez a encenação mostrando os últimos passos de Cristo na terra, enquanto homem.

A história começa contada por um casal a um grupo de crianças. Usando deste artifício, o grupo traz todo o enredo, mostrando o início da história com Adão e Eva no Paraíso e a visita do anjo à Maria, onde ela fica sabendo que será mãe de Jesus.

No desenrolar da história, Jesus assume sua vida pública e com seus feitos e palavras, começa a despertar a fé de alguns e a ira de outros.

Tudo é retratado. A última ceia de Jesus Cristo na Quinta-feira Santa junto com seus apóstolos, onde o filho de Deus diz que um de seus apóstolos o irá trair e que Pedro o negará por três vezes.

A história continua com a traição de Judas, a prisão de Jesus Cristo, a condenação e com Jesus carregando a sua cruz. Durante o momento de sofrimento, ele é amparado por sua mãe.

A crucificação e a morte de Jesus Cristo são momentos marcantes da encenação, tanto quanto o momento em que ele ressuscita e aparece novamente em meio a seus devotos.

Tiago Diniz Figueiredo foi o interprete de Jesus na encenação. Ele destacou o trabalho do CAJA que há anos faz esta encenação em Pindamonhangaba.

Sobre sua atuação, Tiago disse que essa foi sua primeira vez no papel principal e que ficou feliz e agradecido com o resultado.

Logo após o evento na Ferroviária, muitos se dirigiram até a Igreja Matriz para acompanhar a Procissão do Enterro. A chuva fina que caiu neste horário não atrapalhou os fiéis que percorreram as principais ruas da cidade.
Em vários pontos, parada para o Canto da Verônica. Na história, Verônica é uma jovem que transporta um véu onde se vê a face de Jesus Cristo. Ele entoa um responsório e ao mesmo tempo, desenrola e exibe para todos, a estampa com a face de Jesus.

Silêncio e orações ao longo do trajeto são pontos destacados deste momento, que foi encerrado no Santuário Mariano Diocesano Nossa Senhora do Bom Sucesso, com uma oração proferida pelo cônego Luiz Carlos de Souza.
A programação da Semana Santa na Igreja Matriz segue até o Domingo de Páscoa, data em que é celebrada a Ressurreição de Cristo. Haverá celebrações de missas às 7, 9, 11 e 18 horas.

FOTOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo