fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José participa de mais uma edição da “Hora do Planeta”

No final de março, o movimento convida todo o mundo para apagar as luzes por uma hora em um gesto de mobilização ambiental. (Foto: Antonio Basilio/PMSJC)
No final de março, o movimento convida todo o mundo para apagar as luzes por uma hora em um gesto de mobilização ambiental. (Foto: Antonio Basilio/PMSJC)

São José dos Campos participa pelo oitavo ano consecutivo de mais uma edição da iniciativa global “Hora do Planeta 2016”, que será realizada neste sábado (19), das 20h30 às 21h30. Na cidade, serão apagadas as luzes da fachada do Paço Municipal, da Câmara Municipal e do Parque Vicentina Aranha.

A “Hora do Planeta” incentiva as pessoas, empresas e governos locais a se comprometerem com o futuro do planeta. No final de março de cada ano, o movimento reúne comunidades de todo o mundo para apagar as luzes por uma hora em um gesto de mobilização face ao aquecimento global e às mudanças climáticas. O evento é promovido pela organização não governamental WWF (World Wide Fund For Nature), entidade que atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental.

Para o secretário de Meio Ambiente em exercício, Ricardo Novaes, o projeto é uma grande manifestação de comprometimento. “Além de nos mobilizarmos neste grande ato, é importante que as cidades demonstrem que estão comprometidas com medidas que reduzam seu impacto ambiental.”

Em outubro de 2015, a Prefeitura de São José dos Campos aderiu ao “Compacto de Prefeitos”, uma coalizão global de prefeitos para o enfrentamento às mudanças climáticas no âmbito local. O acordo propôs seis critérios orientados à redução de emissões de gases de efeito estufa no município, adaptação e mitigação aos efeitos das mudanças climáticas, que deverão ser cumpridos ao longo de um período de três anos. Os compromissos firmados fizeram parte da COP 21, em Paris.

Histórico

Desde 2009, um número crescente de cidades, empresas e pessoas no Brasil aderiu ao movimento, apagando as luzes de seus monumentos, escritórios ou casas e organizando atividades especiais para mostrar seu apoio na batalha contra as mudanças climáticas.

A sétima edição da “Hora do Planeta no Brasil”, realizada em 2015, bateu o recorde de participação de cidades brasileiras, com a adesão de 185 municípios, incluindo todas as capitais e o Distrito Federal. O número representa 41 cidades a mais do que em 2014, que detinha o maior envolvimento de brasileiros desde a primeira edição da campanha no Brasil.

A WWF, é a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de cem países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo