fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Sinfônica de São José dos Campos abre 2016 com série Outono das Palhetas

Orquestra Sinfônica de São José dos Campos. (Foto: OSSJC)
Orquestra Sinfônica de São José dos Campos. (Foto: OSSJC)

Na quarta-feira (23) às 20h, a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos inicia a Temporada Artística 2016, ano que promete novos desafios e muita emoção! A novidade fica por conta da divisão da temporada em estações do ano, destacando tópicos específicos do universo sinfônico em cada uma delas. Isso possibilitará que o público se aprofunde na descoberta de determinados aspectos do repertório orquestral durante os três encontros de cada estação. A primeira série: Outono das Palhetas, apresentará obras como o Concerto para Oboé de Strauss e a Sinfonia Concertante K. 297 de Mozart que destacam a família das madeiras – nome dado aos instrumentos musicais de sopro cujo método de ativação não é a vibração dos lábios, mas sim, a vibração de uma palheta extraída da madeira de bambú.

publicidade


Nesta primeira apresentação, a OSSJC contará com a participação especial do solista Alexandre Ficarelli, músico de prestígio internacional que, atualmente, Ocupa o cargo de primeiro oboé da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo desde setembro de 1996, além de ser docente da Universidade de São Paulo – USP, onde leciona oboé no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes. A sinfonia que compõe este concerto de abertura será a Sinfonia Nº 3 de Beethoven, conhecida como a Eroica, e considerada uma das obras mais revolucionárias da história da música clássica.

Outro programa do outono sinfônico é a homenagem que a Orquestra prestará ao maestro Francisco Mignone (1897-1986), cuja morte completou 30 anos em fevereiro. Durante toda a temporada de outono, serão executadas quatro peças deste expoente da música clássica brasileira. A estação contará também com duas grandiosas apresentações com destaque para o solista Jean Willian (tenor) uma no Parque Vicentina Aranha em homenagem aos 92 anos do Parque Vicentina Aranha e outra no Teatro Colinas.

O repertório do primeiro espetáculo da série “Outono das Palhetas” começa Gabriel Pierné (1863-1937), compositor, organista e regente francês. Sua “Marcha dos Soldadinhos de Chumbo” é parte de uma obra original para piano chamada Album pour mes petis amis (Op. 14), pequenas peças inspiradas em brinquedos de crianças. No segundo momento, a plateia irá prestigiar uma das mais belas peças produzidas para solistas do compositor Richard Strauss (1864 – 1949), o “Concerto para Oboé e Orquestra em Ré Maior”. Para encerrar a noite, a ousada “Terceira Sinfonia” de Beethoven (1770- 1827).

PROGRAMA:

GABRIEL PIERNÉ (1863-1937)
Marcha dos Soldadinhos de Chumbo, Op. 14 Nº 6

RICHARD STRAUSS (1864 – 1949)
Solista: Alexandre Ficarelli (oboé)
Concerto para Oboé em Ré Maior
I. Allegro moderato (attaca)
II. Andante (attaca)
III. Vivace – Allegro

BEETHOVEN (1770- 1827)
Sinfonia Nº 3 em Mi Bemol Maior, Op. 55, “Eroica”
I. Allegro com Brio
II. Marcia Funebre. Adagio Assai (C Minor)
III. Scherzo. Allegro Vivace – Trio
IV. Finale. Allegro molto

SOBRE O SOLISTA
Alexandre Ficarelli – Oboé
Paulistano, foi agraciado com o Prêmio Jovens Solistas da OSESP em 1986 e 1988. Em 1989 iniciou seus estudos na Alemanha, na Escola Superior de Música de Stuttgart, concluindo em junho de 1996, graduação e pós-graduação respectivamente. Obteve uma bolsa de estudos da Fundação Vitae. Durante sua estada europeia participou de tournées com a Stuttgarter Kammerorchester, Bachakademie e Bach Collegium Stuttgart, Orquestra Sinfônica do Festival de Schleswig-Holstein e com a Orquestra Filarmônica de Ulm. Foi membro do grupo instrumental de música contemporânea Camerata Aberta – Emesp, onde atuou desde a sua criação até 2014, participando em concertos no Brasil e no exterior. Ocupa o cargo de primeiro oboé da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo desde setembro de 1996. É docente da USP, onde leciona oboé no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes.

SERVIÇO
Lançamento da Temporada Artística 2016 da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos
Data: 23 de março (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Rua Rubião Júnior, 84, terceiro piso, Centro – São José dos | Campos/SP.
Maestro e Diretor Artístico: Marcello Stasi
Solista: Alexandre Ficarelli – Oboé
Ingressos gratuitos
Forma de reserva e retirada de ingressos: os ingressos serão distribuídos no Parque Vicentina Aranha do dia 18 às 8h ao dia 23/03 às 12h, e 100 ingressos no Teatro Municipal de SJC no dia do concerto com 1 hora de antecedência.

Para garantir a presença nos espetáculos, é necessário que o público chegue com 15 minutos de antecedência, pelo menos. Após este horário, os ingressos perdem a validade e são entregues às pessoas que aguardam em fila de espera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo