fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

“Mulheres Trabalhadoras” é tema de exposição em São Sebastião

Exposição que homenageia as trabalhadoras pode ser prestigiada no Paço Municipal em horário de expediente (Foto: Arnaldo Klajn | PMSS)
Exposição que homenageia as trabalhadoras pode ser prestigiada no Paço Municipal em horário de expediente (Foto: Arnaldo Klajn | PMSS)

A força do trabalho da mulher desde o período do Império até os dias de hoje tem sido fundamental na construção do país. Mostrar a importância do trabalho da mulher, em várias áreas de atuação, para a construção e desenvolvimento de São Sebastião é o principal objetivo da exposição “Mulheres Trabalhadoras” que pode ser vista até o fim deste mês, nas dependências do Paço Municipal, em horário de expediente.

A exposição, com banneres de mulheres que fizeram parte da história do município e ainda são marcantes por sua experiência de vida e como profissionais, foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (9).

Participaram da solenidade, o secretário de Governo e Esportes, Fábio Lopez, o presidente da Associação Comercial e Empresarial do município, Eduardo Cimino, a responsável pela Coordenadoria da Mulher de São Sebastião, a advogada Geisa Fenerich, e Rosangela Dias da Ressurreição, diretora do Departamento de Patrimônio Histórico (Deppat), órgão da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), responsável pela produção da mostra que tem imagens reproduzidas por Edivaldo Nascimento. “O espaço da mulher é em todo lugar. Por isso decidimos dar visibilidade à essas mulheres que contribuíram, ao longo dos anos, para a construção da nossa cidade”, disse Rosangela. Algumas das homenageadas já faleceram, outras atuaram em profissões que hoje quase não se vê mais, como é o caso de parteiras, e muitas ainda estão em plena atividade. “A proposta é contemplar o universo feminino”, frisou a diretora do Deppat.

A secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, também ressaltou a importância da divulgação do espaço ocupado pelas mulheres no trabalho e na sociedade.

Para Geisa Fenerich, a exposição é importante nessa semana em que se debate o empoderamento da mulher. “Temos aqui exemplos da igualdade entre homens e mulheres nas mesmas profissões como, por exemplo, motorista. Mas hoje buscamos espaço maior tanto profissionalmente quanto na política”, afirmou a responsável pela Coordenadoria da Mulher do município.

Entre as conquistas nessa área, Geisa explicou que, atualmente, a mulher ocupa a maioria das vagas de juízes na Justiça do Trabalho e se equipara aos homens no Ministério do Trabalho. Porém, segundo ela, o maior problema ainda está na ocupação de cargos de poder dentro das instituições.

A exposição “Mulheres Trabalhadoras” pode ser vista até o fim de março, no Paço Municipal, que fica na rua Sebastião Silvestre Neves, 214, das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo