fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Com índices crescentes ano a ano, doenças renais exigem atenção redobrada

O último censo realizado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, em 2014, revelou que o Brasil tem mais de 100 mil pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise ou diálise peritoneal).

Contudo, o número de pacientes com algum grau de doença renal chega a 13 milhões de pessoas, valor duas vezes maior se comparado à última década. Ao redor do mundo, a incidência de doença renal cresce cerca de 10% ao ano.

Somente o Inefro, por meio de suas unidades de Taubaté e São José dos Campos, atende hoje cerca de 380 pacientes da região em TRS (terapia renal substitutiva). As duas unidades também estão envolvidas nas ações do Dia Mundial do Rim, registrado em 10 de março – data simbólica que tem como objetivo alertar sobre a importância dos órgãos para o corpo humano e conscientizar a população mundial sobre os cuidados preventivos e os fatores de risco relacionados à doença renal.

Neste ano, o tema da campanha é “a prevenção da doença renal na infância”. Entre as ações desenvolvidas estão a realização de palestras para mais de 1.500 alunos de escolas de Taubaté e a distribuição de cartilhas educativas para crianças e folhetos para adultos. Na terça-feira (15), para marcar o fim da campanha, foi realizado um sorteio entre a garotada que participou das atividades.

A pequena Yasmim Ângelo dos Santos, de 3 anos, recebeu um cupom na ação feita no Taubaté Shopping e levou para casa um tablet. “A iniciativa é importante, pois aprendemos dicas que antes não sabíamos, fora que ela adorou as atividades da cartilha”, conta Vandinéia dos antos, mãe de Yasmim. Já Giovana Alice Monteiro, de 12 anos, assistiu a palestra na Escola Santa Luzia, onde estuda, e ganhou um celular: “Eu aprendi principalmente que temos que beber bastante água e comer pouco sal para cuidar dos rins, pois eles são responsáveis por deixar nosso corpo mais limpo.”

Insuficiência renal: uma doença silenciosaOs rins estão entre os órgãos mais importantes do corpo, pois servem para controlar o volume de água do nosso organismo, filtrar o sangue para retirar as impurezas e produzir hormônios, que ajudam no controle da pressão arterial, na renovação de células do sangue e na absorção de nutrientes dos alimentos ingeridos. Pessoas com histórico de doença renal na família, idosos, obesos, diabéticos e hipertensos são mais propensos a desenvolver doenças renais que, entre outras características, costumam ser extremamente silenciosas. De acordo com a Fundação Pró-Renal, entidade filantrópica que dá assistência a pacientes crônicos, quando o corpo dá sinais claros e visíveis de que algo está errado, em geral, o rim já perdeu 50% de sua capacidade. Há casos em que os órgãos mantém sua função no organismo até chegarem a 10% de sua capacidade. Por este motivo, 70% das mortes por insuficiência renal acontecem antes mesmo do diagnóstico.

Dicas de como proteger os rins na infância:

  1. Amamentar a criança com exclusividade até o 6º mês de vida;
  2. Evitar que a criança consuma sal, açúcar e alimentos industrializados;
  3. Manter a criança bem hidratada;
  4. Proporcionar atividade física regularmente;
  5. Realizar o acompanhamento pediátrico regularmente.

Inefro – Instituto de Nefrologia

Desde 1996, o Inefro oferece tratamento integrado aos pacientes portadores de doenças renais, caracterizando-se como um centro de excelência no diagnóstico e no tratamento de problemas relacionados a esse órgão. O Instituto atende casos de nefrologia clínica, insuficiência renal, hipertensão arterial e outras patologias associadas a função renal, oferecendo tratamento ambulatorial conservador, terapia renal substitutiva (hemodiálise e diálise peritoneal) e acompanhamento pré e pós transplante, contando com o que há de mais moderno e confiável em equipamentos e condutas. Em 2002, inaugurou seu próprio laboratório de análises clínicas.

Na área de diagnósticos, vem realizando contínuos investimentos em infraestrutura e pessoal para ampliar sua capacidade de atendimento e adequar-se ao constante aumento de demanda da região por meio de suas unidades em Taubaté e em São José dos Campos. O Instituto de Nefrologia atende a pacientes do SUS e da ampla rede de convênios e planos de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo