fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Aquário de Ubatuba e Instituto Argonauta lançam projeto inédito

Ambas as instituições, em parceria, sempre trabalharam em 2 frentes em relação a este problema. (Foto: Divulgação/Instituto Argonauta)
Ambas as instituições, em parceria, sempre trabalharam em 2 frentes em relação a este problema. (Foto: Divulgação/Instituto Argonauta)

O Aquário de Ubatuba e o Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha lançaram na data de hoje, dia 21, um projeto inédito para tentar ajudar a compreender e reduzir os impactos causados pelo lançamento de lixo no ambiente marinho.

Ambas as instituições, em parceria, sempre trabalharam em 2 frentes em relação a este problema:

  1. A Educação Ambiental, mostrando através da “Campanha Contra o Lixo no Mar” lançada em 1997, os impactos negativos do lixo no ambiente marinho. A campanha lançada em 1997 em parceria com o Projeto Tamar, ICMBio era composta por uma linguagem de comunicação com cartazes, alem de um efetivo trabalho de educação ambiental com as escolas, publico visitante das instituições, peças de teatro e mutirões com a comunidade.
  2. A reabilitação de fauna impactada pelo lixo no Centro de Reabilitação e Tratamento de Animais aquáticos (CRETA) “Os resultados deste trabalho todo são mensuráveis e positivos, mas decidimos ir alem” afirma o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, Diretor Executivo do Aquário e Presidente do Instituto Argonauta.

“O Aquário de Ubatuba esta fazendo 20 anos e o Instituto 18. Coincidência ou não, acredito que estamos ganhando maioridade, no sentido de firmar a vocação e o trabalho realizado por ambas as Instituições que são independentes, mas que atuam de forma complementar” afirma.

“Temos uma oportunidade única neste momento que é a presença de 20 equipes de campo do Instituto Argonauta, permanentes no litoral Norte, monitorando diariamente 154 km de praias, 365 dias por ano. Todo este esforço se deve ao PMP * cujo principal foco é o levantamento da ocorrência e atendimento de fauna (tetrapodes marinhos) na região e as possíveis influências da atividade de petróleo e gás nesta fauna”, afirma a bióloga Carla Beatriz Barbosa, Coordenadora do PMP no Instituto Argonauta.

“Por que não aproveitar esta oportunidade e fazer algo acerca do lixo marinho? Com este questionamento, resolvemos financiar o material de coleta (sacos e luvas plásticas) e solicitar a cada uma das equipes que atuam diariamente, que recolham o lixo que encontrarem e tragam dados que serão tabulados e vão nos ajudar a “entender” o problema como, por exemplo: que tipo de lixo, a relação com fatores bióticos a abióticos, ocupação humana, clima, etc. Assim, poderemos fazer basicamente 3 coisas: Dar o exemplo, coletando e mostrando a importância do papel de cada um em se envolver neste problema, ter um diagnóstico mais preciso da ocorrência deste tipo de poluição no litoral norte e suas origens e, finalmente, dar aos gestores, mídia e população, a informação de como atuar para redução do problema”. Completa o oceanógrafo Hugo Gallo.

Para marcar o inicio deste importante trabalho, foi realizada na data de hoje, um mutirão de limpeza de praias que reuniu cerca de 500 pessoas e diversos atores tais como escolas, ONGs e Governo em 11 praias na cidade de Ubatuba. As atividades recolheram 1 caminhao de lixo e tem uma conotação simbólica: Uma faxina ao final do nosso verão.

“O litoral Norte de SP é muito procurado por turistas no verão que vem aqui desfrutar de nossas belas paisagens, O problema é que ao final do verão é visível um aumento na quantidade de lixo nas praias” afirma Carla.

O Aquário de Ubatuba e o Instituto Argonauta realizam mutirões de limpeza de praias na região desde 1996. “Resolvemos inverter o calendário, pois o evento Clean Up Day, concebido por instituições do hemisfério Norte, coincide com o final do verão deles. Resolvemos então “abrasileirar” o evento, ajustando o mesmo a nossa realidade. Assim, fazemos a faxina na data certa, para nós”, afirma Hugo Gallo.

Participaram da ação: Aquário de Ubatuba, Instituto Argonauta, Secretaria Municipal de Educação (E.M Altimira, E.M Olga Gil, E.M Ibere, E.M Agostinho, E.M Virginia, E.M Maria da Cruz Barreto, ETEC Tancredo), Cooperativa Educacional de Ubatuba, Escola GAIA, Prefeitura Municipal de Ubatuba, APA Marinha do LN, Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, Parque Estadual da Ilha Anchieta, AUS – Associação Ubatuba de Surf, Uilikandé, Caiçara Criativo, APAE, Moradores Praia Lagoinha;  SUP Ecológico Ubatuba e Voluntários.

Praias Atingidas:  Picinguaba,   Fazenda,   Vermelha do Norte, Perequê Açu, Iperoig, Itaguá,  Vermelha do Centro,  Tenório, Praia Grande, Perequê mirim, Praia da Xandra, Praia de Fora, Fortaleza, Lagoinha, Maranduba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo