fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São Sebastião acompanha transbordo em navio petroleiro

Secretário e equipe técnica da Semam acompanham transbordo de carga de petroleiro. Foto: Semam/PMSS)
Secretário e equipe técnica da Semam acompanham transbordo de carga de petroleiro. Foto: Semam/PMSS)

A Prefeitura de São Sebastião acompanhou de perto na quinta-feira (18), o trabalho de transbordo da carga do petroleiro “Recife Knutsen” de Nassau para o navio “Anita Garibaldi”. A embarcação dinamarquesa de cinco anos de idade, ficou encalhada por quase quatro dias no Canal de São Sebastião e o maior receio era o vazamento de sua carga.

Ao ser informado sobre o acidente, o secretário de Meio Ambiente Eduardo Hipólito do Rego, e o engenheiro Evandro Sebastiani, a bordo do “Ponta Negra”, embarcação da própria secretaria, presenciaram o transbordo do petróleo bruto durante todo o tempo. “A operação transcorreu normalmente e não houve vazamento ao mar”, disse Hipólito.

De acordo com ele, a Prefeitura protestará, via Secretaria de Meio Ambiente, sobre como a Administração ficou a par do episódio, 24 horas após o acidente. O protesto será enviado aos órgãos competentes, ou seja, Capitania da Delegacia dos Portos, Porto de São Sebastião e principalmente à Transpetro, com cópia para o Ministério Público Federal.

“Não fomos acionados por nenhum órgão em questão; ficamos cientes mediante informações de terceiros e denúncias que nos chegaram via cidadãos. Saímos então em busca de informações, pois não sabíamos de nada, quando o certo seria termos sido acionados prontamente por eles”, declarou o secretário. O trabalho foi acompanhado, também, pela Delegacia da Capitania dos Portos – Marinha do Brasil.

O acidente O petroleiro, a serviço da Transpetro, encalhou na noite de segunda-feira (15), em um banco de areia no Canal quando estava prestes a atracar no Porto de São Sebastião.  A causa do incidente seriam as chuvas e ventos fortes, além da baixa visibilidade, que teria prejudicado manobra da embarcação no início daquela noite.  Após tentativas frustradas de remoção, foi considerado o transbordo de parte da carga do navio, para viabilizar a retirada do navio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo