fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Prefeitura de Pinda pede colaboração dos moradores na limpeza pública

Entulho depositado em terreno, após prefeitura já ter realizado a limpeza no bairro. (Foto: Divulgação/PMP
Entulho depositado em terreno, após prefeitura já ter realizado a limpeza no bairro. (Foto: Divulgação/PMP

Moradores de Pindamonhangaba precisam colaborar para que sejam mantidos limpos terrenos e áreas da cidade. Na última semana, até mesmo um sofá foi encontrado pela Prefeitura, no meio da rua José Inácio, no Araretama. No dia anterior, a equipe da Regional do bairro havia realizado a limpeza naquela área.

Atitudes como essa mostram a importância da colaboração da população para manter a cidade limpa. Materiais como esse sofá devem ser entregues no depósito de inertes, localizado no Araretama, próximo ao trevo da estrada Pinda – Tremembé. Este local recebe materiais exclusivamente de Pinda e conta, inclusive, com uma caçamba em frente à sua sede, para que a população possa depositar volumes menores, não sendo necessária a entrada no depósito.

Entulhos de demolição, pedras, areia e sucata de ferro também pertencem à classe de resíduos inertes, que têm a característica de não se decomporem e de não sofrerem qualquer alteração em sua composição com o passar do tempo. Outros itens como madeiras não contaminadas, isopor, borrachas, latas de alumínio e vidros também pertencem à mesma classificação.

Além desse local, a Prefeitura realiza o Pega-tudo em todos os bairros da cidade, e a Subprefeitura realiza o mesmo programa em Moreira César. A agenda do Pega-tudo pode ser consultada no site da Prefeitura (www.pindamonhangaba.sp.gov.br).

Outra alternativa é que o munícipe contrate uma caçamba para depositar esses inertes.

Importante ressaltar que locais com acúmulo de lixo e resíduos são criadouros de animais peçonhentos e do Aedes aegypti, transmissor da dengue, do chikungunya e do zika vírus. Inclusive, uma força-tarefa foi criada, com apoio do Exército, e está atuando paralelamente ao Pega-tudo e à limpeza cotidiana feita pela Prefeitura, em diversos bairros da cidade. Nesta semana, a força-tarefa está no Cidade Jardim.

De acordo com a lei 1411/74, do Código de Posturas do Município, é expressamente proibida a permanência de entulho, lixo, material de construção nas calçadas ou vias públicas, estando sujeito a multa, conforme os artigos 26 e 29.

A população precisa se conscientizar de seu papel na sociedade e colaborar para manter a cidade limpa. As denúncias devem ser feitas pelo 3644-5206; denunciantes não precisam se identificar, apenas fornecer dados do denunciado para que possa ser localizado, como o número da placa do veículo, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo