fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pindamonhangaba recebe Certificado de Município Verde Azul

Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental. (Foto: Divulgação)
Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental. (Foto: Divulgação)

Pindamonhangaba recebeu, pela primeira vez, o certificado do Programa Município Verde Azul. A cerimônia de entrega da honraria foi realizada no dia 17 de fevereiro, na capital paulista, com a presença dos representantes de Pindamonhangaba, secretário de Governo, diretor de Meio Ambiente e assessora de Meio Ambiente.

Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.

As 80 ações ambientais propostas pelo PMVA em 2015 compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Neste ano, Pindamonhangaba desenvolveu novas ações que permitiram a certificação, tais como: Convênio Intermunicipal com o município de Taubaté, que possibilita a realização de ações ambientais em conjunto como, por exemplo, a coleta de pilhas e baterias totalizando 196 kg coletados em apenas um mês; Plano Municipal de Arborização para a área central do município, abrangendo uma área de 472 mil m²; elaboração das Diretrizes Municipais de Educação Ambiental e o Programa Municipal de Educação Ambiental; Instalação Modelo em que são adotadas oito medidas ambientais, no prédio do Departamento de Meio Ambiente; diversas ações de educação ambiental e campanhas ambientais junto à população, entre muitas outras ações.

O ciclo em 2015 contou com 410 cidades, que apresentaram seus relatórios finais com as ações ambientais realizadas, sendo que 111 cidades (27%) foram certificadas, com uma pontuação superior a 80,0. Na bacia do Rio Paraíba do Sul, apenas duas cidades conseguiram a certificação: Pindamonhangaba e Guararema.

Nos ciclos anteriores em que o município de Pindamonhangaba participou do Programa Município Verde Azul (entre 2010 e 2014), a classificação variou da 122ª ao 258ª colocação, saltando para a 58º colocação em 2015, obtendo assim 84,6 pontos e a tão sonhada certificação.

A certificação atesta o empenho da Prefeitura de Pindamonhangaba no cumprimento das diretivas ambientais que regem o Programa Município Verde Azul, dando o reconhecimento ao município por sua gestão ambiental e pelo trabalho compartilhado com o governo estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo