fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Pinda apresenta espetáculos teatrais em parceria com o Proac

Espetáculo de rua será apresentado em Pinda nos dias 25 e 28 de fevereiro. (Foto: Divulgação)
Espetáculo de rua será apresentado em Pinda nos dias 25 e 28 de fevereiro. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Pindamonhangaba traz à cidade mais um espetáculo teatral gratuito, por meio do Proac – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, com apresentações no dia 25 de fevereiro no centro comunitário Maria José Ardito Lerário, no Araretama, e no dia 28, no Bosque da Princesa.

O espetáculo de rua “As Presepadas de Damião – de como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as Graças de Jesus Cristo” está sendo trazido pela Damião e Cia, de Campinas. As apresentações serão às 15 horas.

Além do espetáculo, o grupo oferece, ainda, a oficina “O Palhaço da Folia de Reis e o Trabalho do Ator”, nos dias 26 e 27 de fevereiro, das 14 às 18 horas, também gratuitas, no Studio Conatus (Av. Abel Corrêa Guimarães, 351, Vila Rica). As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas pelo e-mail [email protected]. São somente 15 vagas, para atores, dançarinos e interessados nessa arte.

Mais informações poderão ser obtidas no Departamento de Cultura da Prefeitura, que fica no Palacete Tiradentes (antiga Câmara Municipal), Praça Barão do Rio Branco, 22, ao lado da igreja São José. Os telefones são 3643-2690 e 3642-1080.

Sinopse do Espetáculo

“As Presepadas de Damião” é um espetáculo de rua baseado em contos populares de enganar a morte. Na trama, Damião, homem pobre e amigo da vadiagem, tem seu destino transformado ao ser visitado por dois misteriosos viajantes – Jesus Cristo e São Pedro.

Em agradecimento a sua hospitalidade, Damião recebe a prenda de três pedidos e acaba alterando o ciclo natural das coisas, ao impedir que a Morte cumpra sua sentença. Através da interpretação de matrizes estéticas da cultura popular brasileira, encontradas no Maracatu, no Cavalo-marinho e na Folia de Reis, a trupe narra a saga desse anti-herói – símbolo de todos os sobreviventes de nosso país que, dia após dia, enganam a morte à sua própria maneira.

Ficha Técnica

Direção: Mário Santana

Dramaturgia: Damião e Cia de Teatro

Trilha Sonora: Damião e Cia de Teatro

Figurinos: Antonio Apolinário

Elenco: André Sun, Bruna Recchia, Lara Prado, Presto Kowask, Rafael D´Alessandro, Ricardo Ikier e Rodrigo Nasser.

Duração: 60 minutos

Gênero: Comédia

Temática: Cultura Popular

Classificação Indicativa: 12 anos

A Companhia

A Damião e Cia de Teatro é um grupo de pesquisa e criação de teatro de rua formado por alunos egressos do curso de Artes Cênicas da Unicamp.

Em 2009, a companhia iniciou suas pesquisas através da investigação das diferentes potencialidades que emergem do trabalho do ator na rua. Nessa busca, os atores encontraram potentes matrizes cênico-musicais nas manifestações populares brasileiras e seus brincantes, que se tornaram as grandes referências para a pesquisa do grupo.

Em 2012, a Damião e Cia de Teatro estreou As Presepadas de Damião – de como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as Graças de Jesus Cristo. O premiado espetáculo viajou por todo o Brasil, sendo apresentado em mais de 20 festivais, com um público estimado em 10 mil pessoas. Nesta peça, a companhia cria uma comunhão entre artistas e público, que compartilham uma experiência teatral permeada com o clima festivo das festas populares e alicerçada no diálogo entre o homem contemporâneo e as dramaturgias que emergem dos brinquedos tradicionais.

A Damião e Cia de Teatro acredita que a experienciação poética coletiva em local público constitui um importante agente de transformação sociocultural, ao criar rupturas no cotidiano – respiros poéticos em meio ao caos dos problemas diários. Com esse pensamento, desde 2014, a companhia integra a Rede Usina Geradora de Cultura, conjunto de coletivos que compartilham a gestão de espaços na antiga estação ferroviária de Campinas-SP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo