fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Patrulha Ambiental Mirim da Fundhas faz combate à dengue

A "Patrulha Ambiental da Fundhas" desenvolve atividades nos âmbitos socioeducativo e ambiental com crianças, adolescentes e familiares da comunidade. (Foto: Beto Faria/PMSJC)
A “Patrulha Ambiental da Fundhas” desenvolve atividades nos âmbitos socioeducativo e ambiental com crianças, adolescentes e familiares da comunidade. (Foto: Beto Faria/PMSJC)

O combate à dengue ganhou reforço da “Patrulha Ambiental Mirim” da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza). Nesta quarta-feira (24), as crianças e adolescentes da Unidade Monsanto Fundhas percorreram as ruas do Bairro Pôr do Sol, para conscientização da comunidade vizinha à Instituição.

A “Patrulha Ambiental da Fundhas” desenvolve atividades nos âmbitos socioeducativo e ambiental com crianças, adolescentes e familiares da comunidade, com o objetivo de criar agentes multiplicadores que sejam comprometidos e responsáveis pelas suas atitudes com a natureza e com o planeta.

A iniciativa envolveu um grupo com cerca de 60 pessoas entre alunos da Fundhas e profissionais da Prefeitura. A ação foi resultado da parceria entre Fundhas, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Trânsito (SMT) e Secretaria de Serviços Municipais (SSM).

Os moradores do bairro apoiaram a iniciativa e se juntaram a passeata. Caio Vinicius Rodrigues Machado, de 11 anos, mora no bairro desde seu nascimento e achou a caminhada muito interessante. “Eu fiquei sabendo da passeata e quis participar. Vim porque achei muito legal poder conscientizar os meus vizinhos e a minha família sobre o combate à dengue”, comenta.

Para a ocasião, as crianças e adolescentes da Fundhas prepararam cartazes e folders com orientações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypit. Eles realizaram diversas atividades de conscientização. Entre elas a utilização do aplicativo da Prefeitura “Cidade Limpa” e mapeamento juntamente com a UBS do bairro as áreas de possíveis focos.

Segundo o Educador Ambiental da Fundhas Paulo César do Santos, as crianças e adolescentes da Fundhas estão bastante envolvidas nessa ação. “Em todos os anos de trabalho na Fundhas, eu nunca vi as crianças tão empenhadas. Estão animadas em exercer a cidadania, fazendo a parte delas e levando essa vivência para vida toda”.

“É uma ação prática, incisiva, que combate realmente. As crianças passam a ser multiplicadores em suas famílias e vizinhança. E elas interagiram com a comunidade, vendo um efeito imediato”, comentou o educador.

A empresaria Isa Cristina Silva, parabenizou a iniciativa da Fundhas. “A Instituição está de parabéns pela ação. Todas as Instituições deveriam seguir esse exemplo conscientizando ainda mais a população”.

A adolescente da Fundhas Emily Vanessa Pacheco Viana ficou muito empolgada com a ação. “Está muito legal. Eu sou moradora do bairro e é importante combatermos a dengue, Zika vírus e Chikungunya.  Explico aos meus familiares todas as ações de combate que aprendi com os educadores da Fundhas”, disse.

A iniciativa integra os esforços da Prefeitura na promoção de ações de orientação à população para o combate aos criadouros do Aedes aegypti.

A Fundhas é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que atende gratuitamente, crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, no contraturno escolar. São 19 unidades distribuídas nas regiões da cidade.

Campanha

Com o tema “Não dê espaço para o Mosquito. Bote a Dengue pra Correr!”, a Prefeitura de São José dos Campos antecipou o lançamento a campanha de combate à dengue e desde outubro do ano passado a conscientização em rádios e TV. Além disso, a campanha tem um hotsite com informações sobre a doença, folders, cartazes, banners e busdoors.

O objetivo da Prefeitura, com a antecipação do lançamento da campanha, foi de mobilizar a população para a prevenção, bem antes da chegada do período crítico da doença, que ocorre no verão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo